Roteiro para bem viver

Nasça.

Cresça naturalmente. Seja educado pelos seus pais. Obedeça aos seus pais. Brinque com aquilo que for sucesso em termos de brinquedo. Peça aquilo que viu na propaganda ou o que seus amigos têm. Vá à creche. Vá ao jardim de infância. Vá à escola. Aprenda tudo o que lhe ensinarem. Aprenda tudo do jeito que lhe ensinarem. Não vá além dos livros didáticos. Não faça perguntas muito difíceis. Cresça.

Faça amigos do seu gênero. Crie turminhas de interesse mútuo. Combata as outras turminhas. Seja competitivo. Procure superar os outros. Aponte os defeitos físicos dos seus colegas. Confie na proteção de seus pais. Cresça mais. Seja popular. Olhe para o sexo oposto. Faça piadas maliciosas. Fale palavrões. Tente chamar a atenção. Estude o necessário. Siga todas as regras. Desfile no dia 7 de setembro. Cante o Hino Nacional. Aparente ser um bom aluno.

Saia da escola. Faça vestibular. Escolha o curso mais simpático ou o que remunera melhor. Escolha e não se arrependa. Decida o seu futuro. Considere o mercado de trabalho. Seja aprovado. Participe de um trote. Ingresse na faculdade. Siga todas as regras. Endosse o ponto de vista dos professores. Respeite as normas da ABNT. Use referências que provam o que você quer provar. Forme-se. Vista uma beca. Faça uma viagem. Pense na pós e no mestrado. Ache uma linha de pesquisa. Adeque-se ela. Pense apenas dentro dos limites que ela oferece. Cite bastante, a fim de não lhe ocorrer algum pensamento original.

Procure um emprego. Procure o emprego que melhor lhe remunerará. Tenha uma carreira. Faça cursos. Evolua. Cresça dentro da empresa. Assuma cargos de chefia. Abra o seu negócio. Ganhe mais. Compre um carro. Compre um celular novo. Passe em um concurso público. Ganhe estabilidade.

Fique apaixonado por alguém. Diga que ama. Namore. Faça sexo. Tenham uma música de vocês. Faça declarações públicas de amor. Noive. Case. Tire muitas fotos. Faça uma viagem de lua de mel. Forme uma família. Compre uma casa. Tenham um filho. Deem a ele um nome bíblico ou italiano. Siga os mesmos passos para educá-lo. Coloque nele todas as suas expectativas não realizadas. Realize os desejos dele. Compre um cachorro. Seja feliz. Divorcie-se.

Cumpra os seus deveres. Respeite as leis. Eleja autoridades. Pague impostos. Sirva aos interesses do Estado. Tente ficar rico. Acumule dinheiro. Fuja da velhice. Fique saudável. Vá à academia. Tenha um abdômen bem definido. Emagreça. Preocupe-se com a sua aparência. Vista-se bem. Use roupas formais no calor. Faça uma plástica. Siga as tendências. Fuja da velhice. Não pense na morte. Acumule bens.

Tenha uma crença religiosa. Ou não tenha crença nenhuma. Creia, de qualquer forma, em um sistema pronto e muito bem definido, que dê conta de explicar toda a realidade e que não dê margem a nenhum tipo de contradição. Proclame aos quatro ventos que o seu sistema é assim. Posicione-se de maneira clara no espectro político. Não volte atrás. Não pense demais. Tenha certezas. Defenda as suas opiniões. Identifique e combata os seus inimigos.

Vá ao cinema. Veja os filmes do momento. Assista a séries. Siga as diversões mais populares. Leia livros que fazem parte de alguma lista. Festeje na sexta-feira. Beba cerveja. Vá à praia no verão. Tire férias. Viaje nas férias. Tire foto na frente dos monumentos mais famosos. Reclame às segundas.

Vá mantendo. Envelheça. Morra. Morra bem velho e contra a sua vontade. Tenha uma cerimônia fúnebre. Seja visitado pelos parentes no cemitério.

E, sobretudo, pense fora da caixa.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 15/01/2019
Código do texto: T6551718
Classificação de conteúdo: seguro