UMA LIÇÃO QUE NÃO APRENDEMOS AINDA

"É o dono da tecelagem, quanto paga seus capatazes? Talvez uns 200 dólares por semana".

"Mas isso é um negócio. Esses homens fabricam produtos que trazem dinheiro. Deve ser prático e encarar a realidade".

"Para pessoas como o senhor educação é só um mal necessário. As coisas que não podemos ver são as mais importantes nessa Terra.São chamadas ideias".

(Filme: Caldeira do Diabo. EUA, 1957)

Filme extraordinário, em muitas coisas não perdeu sua atualidade, um clássico., pelo menos na minha modesta opinião. O diálogo acima proferido por dois personagens, um parece ser o dono do colégio, o empresário, o outro candidato a diretor do mesmo. A conversa entre o diretor e o empresário me reportou aos nossos dias e como vem anos e anos a nossa educação pública. Sem o minimo respeito, o desdenha total. É só observar como é tratada uma greve de professores e como é encarada uma greve por exemplo de motorista de ônibus, aeronautas , fazendários , caminhoneiros.

Professores? O desdem completo. Este diálogo do filme deveria ser melhor mostrado, debatido para mostrar quanto nós enquanto sociedade brasileira estamos tão distantes da compreensão da educação como prioridade de uma nação.

Como já se falou a educação só serve para servir de plataforma de candidato político.

Enquanto os Estados Unidos já colocava em discussão em pleno final dos anos cinquenta essa questão tão fundamental para um país. Um aprendizado e tanto que o filme a Caldeira do Diabo nos faz refletir sobre a relação capital versos educação, que vem no fundo dá no mesmo. Apenas um investimento a longo prazo.

inclemente
Enviado por inclemente em 15/01/2019
Código do texto: T6551861
Classificação de conteúdo: seguro