HOJE EM DIA OS TEMPOS E AS COISAS SÃO OUTRAS, DIFERENTES DE OUTRORA.

64.988

Terça-feira, 15 de janeiro de 2019.

É de se acreditar que não exista nenhuma condição de se estabelecer um padrão e um comportamento único para um humano, no sentido da classificação para considera-lo uma pessoa decente. Isto porque as inúmeras nuances que existem nessa vida, quebrariam quaisquer regras, ou até mesmo parâmetros, onde se poderia medir a conduta de uma pessoa nela.

Em décadas passadas, quiçá séculos, o comportamento humano era radicalmente diferente desses tempos atuais. Propriedades como carácter, vergonha, pudor, decência, respeito e probidade, por exemplo, eram rigorosamente obedecidas nas ações das pessoas daquelas épocas.

É sabido que lá naqueles tempos também existiram e existiam pessoas que não obedeciam e nem seguiam tais comportamentos, mas eram poucas, ou até mesmo raras, aquelas que fugiam na normalidade comportamental.

Mas hoje em dia, parece que a coisa virou pé com cabeça. Porque a sociedade mudou da água para o vinho suas ações, condutas, comportamento e que tais.

Até dizem que isso só acontece, porque os veículos de informação são muitos e variados, facilitando a comunicação entre tudo e todos, daí a facilidade de se saber das coisas que se dão em nosso cotidiano mundo afora. E isto não acontecia naqueles tempos em referências atrás.

Naturalmente que até se possa aceitar tal tipo de explicação. Mas é certo que o mundo mudou bastante de lá para cá. A começar pela degradação da família, que antes era rígida. Obedecia as regras impostas pela sociedade, quisessem ou não seus componentes.

Daí em diante, o que se vê são só absurdos. É o que podemos classificar como um paradoxo existencial, a própria sociedade criou leis, normas, regulamentos e afins, para nortear o comportamento moral dela própria, mas esta foge à essa essência, desrespeitando a tudo e a todos, sem exceção.

Então o que se vê? Uma verdadeira e tremenda mixórdia social. Todos desrespeitando a todos, atropelando os direitos individuais e coletivos, formando um exército de relapsos. E até descambando para criminalidade. De todos os tipos e modos.

E aproveitando a oportunidade, é necessário dizer que aqui em nosso país costuma-se criar distinções entre crimes, como se isso fosse normal e natural. Há crimes e crimes, mas não são julgados de forma igual. Assim como aqueles que os cometem. Os tratamentos punitivos são diferentes também.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/01/2019
Código do texto: T6552118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.