MoRmaÇo


Confesso que sou uma fã do sol e das emanações calorosas que este deita sobre a terra no verão, mas estou aqui sofrendo as horas causticantes deste Janeiro com um calor bem acima do normal, com termômetros batendo lá em 35/36 graus ,o que para São Paulo  não é pouca coisa, não . 

Nas ruas, avenidas vê-se um festival de óculos de sol, sombrinhas coloridas de todos estilos, e muita gente tentando fugir dos raios abrasadores do Astro-rei. Sorvete, água de coco, açaí na tigela e pouca roupa para suportar estes dias de verão  que por aqui, se tornaram tórridos.

No inverno tem as gripes, toda sorte de doenças transmitidas pelo ar, pois ficamos em ambientes fechados o que facilita a transmissão viral e bacteriana, no verão  temos o cansaço , sim, o corpo fica muito saturado, há menos disposição, e aqui falo por mim,  pois todos os afazeres sejam domésticos  ou na rua, demanda mais esforço devido ao corpo estar brigando com a temperatura externa,  e tentando se adaptar e cada movimento realizado se torna exaustivo.  Claro, também conta a estrutura corporal, idade, peso ,altura pois, nós os mais " cheinhos" temos uma predisposição a nos cansarmos mais facilmente em  temperaturas mais elevadas, isto é ciência, não tem como fugir.

As tempestades são rotineiras  e quando vem aliviam um pouco a sensação do mormaço , do ar abafado e o calor exacerbado, porém , por aqui há indícios de chuva forte, mas por enquanto tivemos pouca ajuda dos céus para amenizar esta onda vulcânica que assola o Estado . No aguardo das chuvas prometidas pela meteorologia, enquanto isto, haja suor, água e moleza.

A natureza também se ressente do calor excessivo, plantas ficam murchas nas floreiras , pássaros se refugiam em árvores  buscam fontes de água para se refrescarem, os  animais domésticos ficam inquietos e necessitam de banhos para aliviar a sensação da quentura em suas pelagens, até o famosíssimo girassol, o adorador máximo do sol,  tem suas folhagens murchas, mas com obediência à sua essência , e resistência  mantém o foco na esfera incandescente lá no céu .

Ademais o fato do cansaço, indisposição  e toda busca por refúgios  nas horas mais quentes do dia, o verão tropical traz sim alegria , cantoria das cigarras, gente animada em piscinas, cachoeiras e lugares com verde, regando a vida em doses de energia, sucos e muita cerveja. A noite, pessoas saem em busca de uma noite estrelada e mais amena e, se divertem em seus passeios ou apenas tomando um ar fresco na madrugada. Seja de dia ou de noite, não pode faltar nos lares um ventilador  ou um  aparelho de ar condicionado, pois as noites tem sido extremamentes desconfortáveis sem o uso destes equipamentos .

A praia é o lugar de veraneio tradiconal, tem mar, areia e nas horas quentes do dia ou da noite, sempre propicia boas diversões e distrações. Lá, ficar na sombra também queima, e há  os que muito desavisados ou sem noção  que nao se protegem do sol, mesmo este entre nuvens, resultado,  queimaduras na pele, o mormaço queima e arde, digo por experiência própria , dói .

Para quem não pode usufruir  destes espaços ou tempo de adoração ao sol, resta saber que as manhãs ensolaradas são as mais belas que existem , o sol nascendo por entre as montanhas ou construções , brindando a vida com um colorido único  todo pintor sonha retratar em suas telas, o fulgurante nascer do sol, que sempre promete mais um dia quente e nós ,simples mortais, vamos nos aproveitando sua energia e nos cansando no seu calor intenso, porém  sempre prestigiando cada nascer do sol em sua elegia.


 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 19/01/2019
Reeditado em 13/03/2019
Código do texto: T6554706
Classificação de conteúdo: seguro