PREVENINDO A SOLIDÃO NÃO ESCOLHIDA

     Segundo pesquisas em alguns países como a Inglaterra, entre outros também de primeiro mundo, os cientistas e o governo estão preocupados com a solidão não escolhida. Aquela em que o isolamento do conviver interpessoal é quase nulo.
     Cientistas descobriram que, essas pessoas tem mais probabilidades de adoecer e ter depressão mais grave. Isso acarreta cada vez mais gastos para os governos e prevenir a solidão não escolhida é a meta atual. Neste contexto estão criando vários programas de socialização como forma de prevenir doenças.
     Sabe-se, que nem sempre a igreja é um lugar de socialização, algumas são repressivas, e a pessoa não pode ter nenhuma forma de lazer como a TV, para aqueles que não podem se locomover. Quando a igreja, ou o sistema social do ambiente circundante traz alegrias e bem estar, este convívio evita doenças, pois há muita amizade, socialização neste meio, evitando além de doenças até suicídios.
     As pessoas adoecem menos, quando estão conectadas com outras pessoas, outras atividades prazerosas. Há o espaço para melhor idade, aonde é oferecido, além de lazer, danças, também atividades como jogos, artesanatos, etc. E a pessoa escolhe o que mais gosta. Para os jovens e crianças, também são oferecido espaços para interagir.
     A pessoa só tem a ganhar sendo sociável, pois é bom prevenir a solidão não escolhida, evitando o isolamento total. Não se pode sentir uma ilha isolada no meio do nada, algo pode mudar quando se abre para o mundo, e para as relações humanas.
     Quando buscamos trocas de carinho, a casa fica mais iluminada, a alma mais feliz.
     Pode-se ter a solidão, escolhida ou não escolhida e ser sociável, ter contatos interpessoais com outras pessoas, sem se sentir invadido, preservando a vida escolhida para viver.
     A pessoa antissocial, é desagradável aos olhos das outras pessoas, pois não gostam sair, de visitas, de quebra do cotidiano, nem que seja de vez em quando, ela fica num canto, olhando, muitas vezes de cara amarrada, e depois critica tudo e a todos. Este é o perfil da pessoa solitária que não consegue se entrosar, bater um papo saudável, abrir-se para o mundo dar risadas, e trazer a cura da alma, abrindo  a janela para olhar o mundo, lá fora, do contexto criado para se enclausurar.
     E para quem tem limitações ainda assim há o recurso da
internet e o celular para interagir em alguma rede social. A interação social traz motivação, assuntos, pensamentos, cria-se elo de amizade. Faz o tempo passar mais rápido, o cérebro cria mais sinapses, movimentando a vida de alguma forma. Ler, escrever, jogar, pescar, caminhar, conversar, ter amigos, conectar com parentes que estão longe, nem que seja virtuais, ajudam a quebrar um pouco a solidão não escolhida. Há tanta coisa boa para fazer, Eu não posso sair, mas tenho interação pessoal ativa, aliás, nós aqui no recanto temos, assim dou um pouco de movimento a vida, já que tenho limitações para sair soziinha por aí. Só saio quando alguém vem me buscar para algum aniversário, reunião, para ir no mercado e médico. 
 

 

INTERAÇÃO DO POETA IVANILDO NUNES
Recanto das Letras seg, 21 de jan 18:05 (Há 15 horas)
para MIM
21/01/19 18:05 - Ivanildonunes

Interessante, sábado 19/01 enquanto escrevia me veio a seguinte
inspiração, que te mostro em primeira mão.

NÃO ESCOLHO A SOLIDAO /
MAS  DE VEZ EM QUANDO /
SIM, EU A PROCURO /
PARA AJUSTAR O CORAÇÃO.


Irei como trova postar. Um abraço poetisa.
_____________________________________
02

A SOLIDÃO É BEM DOLORIDA
QUANDO NÃO QUEREMOS TER
AMIGOS É TER VIDA FLORIDA
UM JEITO MUITO BOM DE VIVER

ASSIM BUSCAMOS A ALEGRIA
SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO
HARMONIA FEITO A POESIA
TER A VIDA CHEIA DE INSPIRAÇÃO
(NORMA)


_________________________________
152084-mini.jpg?v=1387128135
21/01/2019 17:59 - Norma Aparecida Silveira Moraes
Passo a vida lutando//
Para o mal combater//
Na fé vou colocando//
Todo Meu jeito de viver
///
Passo a vida aprendendo//
Em cada luta sobrevivendo//
Nas dores vou vencendo//
E cada dia vou crescendo
///
Passo a vida viajando//
Quanta coisa vou buscando//
Nesta vida vai clareando//
Na fé vou me acalmando
/////////////
Interação á poesia do poeta Jose  Coelho Fernandes
_____________________________

Bela interação da poetisa Maria Tereza Bodemer


Recanto das Letras 19:36 (Há 36 minutos)
para eu
22/01/19 19:36 - Maria Tereza Bodemer

Um pouquinho de interação>
\\\  EU ESCOLHO MEUS MOMENTOS; que quero
estar apenas com 'meu eu';
MOMENTOS QUE QUERO ESTAR SÓ COMIGO;
momentos que quero estar só eu e meu DEUS//
MAS ACONTECEM OS MOMENTOS;
que preciso interagir mais; ENTÃO SAIO DO MEU MUNDINHO; e vou conversar, e reunir, e falar, e sorrir, e cantar; PORQUE A VIDA É BELA; mesmo que em alguns momentos, difícil...
MESMO ASSIM, INTERAGIR COM AS PESSOAS, faz feliz nossos corações, PORQUE COM BONS AMIGOS
PODEMOS RIR...///

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/01/2019
Reeditado em 31/05/2019
Código do texto: T6555883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.