BRUMADINHO/MG X MINERAÇÃO PITINGA/ Am!(Flávio Willer Cândido)

Comentários no

https://carloscostajornalismo.blogspot.com/2019/01/brumadinhomg-xmineracao-pitinga.html

O que aconteceu com o desmoronamento da barragem de rejeitos da Vale do Rio Doce também aconteceu na década de 80 no Amazonas! Era o Assessor de Comunicação na época e pressões do CINI, comandada pelo antropólogo e seu presidente Ademir Ramos e “chantajes” de alguns veículos de comunicação, que existiam em Manaus, na época do ocorrido para não publicar que haveria riscos dos rejeitos atingirem o Rio Negro, o que seria uma tragédia para Manaus. Os índios Waimiri-Atroaris foram os únicos atingidos e indenizados pela empresa Paranapanema S/A, que controlava a empresa que deu causa involuntário à queda da barragem de rejeito.

O ministro Ricardo Sales, do Meio-Ambiente, na revisão do Licenciamento Ambiental para definir o que seria barragens de alto e baixo impacto e segundo ele sobrariam mais pessoas para analisar outros assuntos. Embora falecido na década de 80, em um acidente de carro, se dirigindo à fazenda, a ideia do “homem que viveu além do seu tempo”, como o chamou o ex-motorista e hoje advogado Flávio Willer Cândido, poderia ser aproveitável.

Era assessor de comunicação e marketing da MINERAÇAO TABOCA S/A, do Grupo Paranapanema S/A e o diretor da empresa Octavio Lacombe não permitia a construção de nenhuma casa a jusante de qualquer barragem para que não ocorresse o que ocorreu em BRUMADINHO/MG: destruição de casas e a vidas. O motivo do desmoronamento da barragem de rejeitos na Mina do Pitinga, no recém inaugurado município de Presidente Figueiredo (em homenagem ao primeiro presidente da então província do Amazonas[User1] , João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha, que governou a Província de 1º de janeiro de 1852 a 7 de junho de 1852 e foi substituído por Manuel Gomes Correia de Miranda) foi uma torrencial que caiu sobre o durante 3 dias seguidos. Embora alguns blogs (https://www.achetudoeregiao.com.br/am/presidente_figueiredo/historia.htm) afirmem que é em homenagem a último presidente militar do Brasil, talvez equivocadamente porque também participei do processo que atenderia a Emenda Constitucional 12.

O primeiro prefeito do município foi Mário Jorge, jornalista de A CRÍTICA e ex-assessor de imprensa do ex-deputado estadual Waldir Barros. Ele foi eleito com pouco mais de 100 e menos de 200 votos. Os funcionários do Projeto Pitinga ainda não podiam votar para prefeito e a primeira deputada estadual eleita por funcionários do Pitinga/Jacutinga foi Beth Suely Lopes. O município foi criado pela Emenda Constitucional nº 12 em 10 de dezembro de 1981.

O município foi criado com o desmembramento dos Municípios de Novo Ayrão e Itapiranga. Originalmente a Mina do Pitinga pertencia ao Município de Novo Ayrão e havia um conflito de competência para recolhimento do Imposto sobre Minérios. A Empresa alugou um hidroavião para me deslocar àquele município para conversar com o juiz da época, hoje desembargador no Tribunal de Justiça, mas ele tinha voltado para a capital. Hoje, a “Terra das Cacheiras”, é administrado pelo prefeito Romero José Costeira de Mendonça (PDT), eleito para o mandato que começou em 2007.

Lembrou-me desse fato via zap o ex-motorista da empresa c e hoje advogado Flávio Willer Cândido, sócio minoritário da Empresa Aruanã Transportes, que chamou Lacombe de “um homem além do seu tempo pela decisão de não permitir qualquer construção próximo às barragens de rejeitos”. A empresa contratada da Mineração Taboca S/A, era de propriedade do empresário mineiro Lindolfo Lucas Guimarães. Nos anos 80, a BR 319 não era asfaltada e sempre existia um ônibus da Marlin, atolado na estrada e o Flávio Willer Cândido era sempre chamado para desatolá-lo. Conheci o hoje advogado nessa época difícil.

A decisão de Lacombe, manifestada no facebook, poderia servir de exemplo pela Prefeitura de Brumadinho/MG, na revisão da construção de barragens que o Governo Bolsonaro fará.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 28/01/2019
Código do texto: T6561723
Classificação de conteúdo: seguro