VAMOS CAMINHAR PESSOAL!!!

A invenção do automóvel trouxe muitos benefícios para todos. Facilitou a locomoção, encurtou as distâncias, aproximou as pessoas.

Por outro lado trouxe de reboque muitos inconvenientes. E nem estou falando dos acidentes no trânsito, da poluição do meio ambiente, do barulho ensurdecedor das grandes cidades e o alto número de atropelamentos. Falo de algo que considero ainda mais desastroso e prejudicial: Perdemos o hábito de caminhar.

É triste reconhecer, mas é um fato. Hoje para qualquer lugar que se vá, se vai de carro. Todos os inúmeros benefícios de uma boa caminhada se perderam no do banco de um carro.

A milhares de anos quando nossos ancestrais ainda eram nômades, caçadores/coletores, para qualquer lugar que resolvessem ir, iam a pé.

Nem mesmo o cavalo sequer tinha sido domesticado. Eram bandos de homo sapiens vagando por todos os cantos atrás de alimento, abrigo ou fugindo de algum perigo. Percorrendo grandes distâncias e desta maneira, pé por pé, povoaram nosso planeta.

Os primeiros homens apareceram na África a cerca de 200 mil anos, subiram pelo Nilo até a Ásia Menor, atravessaram a boca do Mar Vermelho bem antes de Moises. Chegaram à Sibéria, transpuseram o Estreito de Bering que se liga ao Alasca, encontraram a América do Norte, desceram até a América no Sul e povoaram o Brasil. Sabe como ele fizeram todo este percurso? Isso mesmo, a pé. Claro que levaram bem uns 145 mil anos.

Nos acomodamos com o conforto do carro.

Para trabalhar, vamos de carro. Para nos divertir com a família vamos de carro. A padaria ali na esquina? Carro. Praia? Carro. Casa do amigo? Carro

Deixamos nossos filhos na porta da escola e vamos busca-los na porta da escola, de carro.

E caminhar é tão bom.

Todos os dias são descobertos novos benefícios para o habito de caminhar. Dizem os médicos que fazer caminhadas 5 vezes por semana por meia hora promove inúmeros benefícios.

Emagrece, desestressa, melhora a postura, relaxa a mente, fortalece os músculos. Previne doenças cardiovasculares e o infarto. É só coisa boa.

Me lembra da história, que me contaram, do filho que pede o carro emprestado ao pai para dar um rolê no sábado à noite. O pai impõe-lhe um condição:

- Só se você cortar esse cabelo.

- Poxa pai!!!! Responde o garoto - Eu gosto do meu cabelo assim.

- Sem cortar o cabelo, nadica de carro no sábado – Responde resoluto.

O filho investe na religiosidade do velho e ataca.

- Não sei qual o problema do meu cabelo ser comprido – E dá o xeque-mate – Jesus tinha cabelo comprido também.

O pai com a experiência que somente os pais têm responde:

- Verdade, mas ele andava a pé.

Se Jesus a pé fez o que fez, quem somos nós para acharmos que de carro faremos melhor?

Vamos caminhar pessoal!!