Onde deixei meus óculos?

_ Ih! Esqueci.

Você é daquele tipo de pessoa que nunca se recorda de onde deixou a chave do automóvel ou os seus óculos? Se a resposta for afirmativa, saiba que você não está sozinho(a), e tem mais: É muito pouco provável que você esteja sofrendo do mal de Alzheimer.

Na verdade a resposta para esses lapsos de memória que tanto nos causam aborrecimento e que nos fazem perder um enorme tempo à caça do objeto julgado perdido, pode residir na simples falta de atenção.

É isso mesmo, quando você depositou as chaves, os óculos, a escova de dentes, o relógio etc. em algum lugar que você não se lembra, é porque certamente a sua cabeça estava noutro lugar.

Sem embromação, vamos às duas possíveis soluções para este problema que nos desafia e abusa da nossa paciência:

A primeira obviamente é a organização. Procure guardar seus objetos pessoais ou algo importante sempre nos mesmos locais, escova no armário, óculos na cômoda, sapatos na sapateira, relógio ao lado dos óculos etc., desse modo sempre que precisar daquele objeto, você se dirigirá automaticamente ao lugar de hábito.

Mas, o que fazer quando não for possível deixar o objeto no lugar de costume? Neste caso faça o seguinte: Ao deixar o objeto em algum lugar, pare, respire e visualize-o por aproximadamente dez segundos. Em seguida repita mentalmente: "Estou deixando você aqui na mesinha, no sofá etc.". Essa parada de dez segundos fixando o objeto, dará tempo para que o cérebro possa memorizar a sua exata localização. E lembre-se, esses dez segundos em que você para poderão evitar horas, e às vezes dias, de aborrecimento e nervosismo.

Passe horas mais felizes e não perca mais o seu precioso tempo procurando por objetos perdidos.