MARCELINO, PÃO E VINHO... 18h17min.

Sempre que temos um tempinho sintonizamos a Rede Vida à uma hora da tarde, para assistirmos o Cine Luz. Hoje, passou o filme citado acima, a cores do ano de 1991, entretanto procuramos ver a primeira versão original preto e branca, lançada em 1955 no Youtube...

Na época foi um sucesso de público, nos recordamos que nossa avó, que fez o papel de nossa mãe, assistiu e elogiou muito este filme...

Talvez muitos de nossos prezados leitores (as) já assistiram a este filme, o ator mirim é o personagem de destaque, - Pablito Calvo – a história é singela, porém, de muita emotividade. “Marcelino, é um órfão encontrado na porta de um mosteiro e criado por doze frades”. Este nome foi dado, em razão que era dia de São Marcelino.

É evidente que este fato mudou completamente a vida daqueles frades, pois como criar um bebe recém-nascido, com muito esforço em conjunto às coisas acabaram dando certo e menino crescia a olhos vistos...

Os fatos se passam quando tinha um pouco mais de cinco anos, um dos frades era encarregado dos primeiros ensinos, criança muito inteligente, sempre questionava, pois queria saber mais...

Naquele ambiente “severo”, o menino foi crescendo, certa ocasião um casal parou quase em frente do mosteiro, pois o veículo de locomoção, uma carroça, teve uma das rodas danificadas, prontamente os frades foram prestar ajuda, foi quando Marcelino ficou extasiado, quando viu a jovem esposa, com duas crianças, pois lá em seu íntimo tinha uma vontade de saber quem fora sua mãe...

Uma das crianças tinha aproximadamente sua idade, por breves momentos se tornou seu amigo. Foram embora, mas no imaginário do menino, este amigo sempre se fazia presente em sua vida..

Os frades sempre afirmaram que sua mãe estava no céu. Dentro do mosteiro, havia uma parte mais elevada, que ficavam guardadas muita coisa, inclusive uma imagem de Jesus. Os frades alertavam a ele que não deveria nunca subir lá, isto mexeu com o imaginário do menino, varias vezes tentou subir as escadas, mas relutava e voltava...

Certa ocasião, “ajudado” pelo seu amigo imaginário, criou finalmente coragem subindo as escadas, o lugar era amplo, e havia mais uma porta aberta por ele, quando se deparou com a imagem do cristo crucifica, isto o assustou e desceu as escadas correndo...

Após mais alguns dias criou novamente coragem, pois queria satisfazer sua curiosidade; daí para frente sua vida mudou, pois se tornou amigo de Jesus e até chegava a falar com ele, e ele respondia suas dúvidas, no intuito de agradá-lo na sua inocência levou para ele o pão e vinho, que o mestre “aceitou”, e disse a ele, daqui para frente você vai se chamar Marcelino, Pão e Vinho...

Finalmente o sumiço do pão e do vinho, foi esclarecido por um dos frades, que sutilmente o seguiu e descobriu o seu “segredo”...

O filme termina de modo inesperado, com sua última visita a Jesus, quando este pergunta como posso ver minha mãe lá no céu? E o Mestre responde para isto é preciso “dormir”, mas eu não estou com sono... Mas para isto aconteça isto é necessário, o mestre o aconchega em seus braços, novamente um dos frades, o acompanhava, sem que ele soubesse... Para o espanto do frade vê Marcelino “dormindo” e dando a impressão que a imagem de Jesus desaparecera...

O frade se assustando chamou os demais, que prontamente subiram as escadas, e quando lá chegaram, para surpresa, o menino já tinha “partido”... 19h01min.

Em tempo: os bons filmes podem ser um canal de desperta mento da Fé, pois muitas coisas não são entendidas pela “razão”, mas sim pelo sentimento.

Curitiba, 10 de fevereiro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/02/2019
Código do texto: T6571778
Classificação de conteúdo: seguro