Asmático e cigarro

Hoje, confesso, custo a acreditar que fui fumante. Um asmático fumante. Chose de loque? Claro. Loucura e irresponsabilidade. Tomava remédio para prevenir a asma e depois fumava. E cigarro lasca peito, o tal Continental sem filtro. Comecei a fumar ainda adolescente. Era moda a rapaziada fumar. Os matutinhos da minha terra, inclusive euzinho, tirávamos onda de "Juventude Transviada": camisa banlon, caça faroeste, sapatos sem meias, brilhante glostora no cabelo, óculos escuros a la ronaldo e, of course, um cigarrinho no bico.

Quando comecei a trabalhar no banco, já com 21 anos, comecei a ter, além da asma, uma tosse seca ininterrupta, sufocava. Fui ao médico, e ele depois de me examinar, disse: - Se anão parar de fumar morre! Deixei, houvealgumas recaídas, mas fui deixando, até parar de vez.

No entanto, nos anos 90e tarará, já estava no Recife, quando me telefonaram avisando que haviam assassinado um amigo meu,o cacique Xicão, dos xukurus. Fiquei consternado e decidi ir imediataente a Pesqueira para o enterro do cacique. Não consegui nenhum bigu, então resolvi ir mesmo de ônibus. Quando cheguei na rodoviária e tirei a passagem só havia ônibus dentro de uma hora. Fiquei sentado esperando e aí, naquele aperreiro, senti vontade de fumar. Coomprei um maço de Hollywood e fumei o primeiro, depois o segundo, o terceiro eaí o ôninus chegou. Voltei, pasmem, a fumar. Depsois de dois meses voltou a tosse seca, corri para o médico, ele disse: - Ou você para imediatamente com o cigarro ou ele vai te liquidar breve. Parei definitivamente. Mas me envergonho de ter cedido ao vício e ter estragado o que me restava de saúde.

Com certeza jamais voltarei a fumar. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/02/2019
Código do texto: T6571789
Classificação de conteúdo: seguro