NOSSAS PEDRAS PRECIOSAS

Você já ganhou alguma pedra preciosa? Não?

Olha, dizem que é uma sensação fantástica... assim que o presente é entregue e vemos aquela joia rara nos encantamos, os olhos brilhando e o sorriso naturalmente largo, demostram como aquilo era desejado e toda nossa gratidão por estarmos recebendo aquele presente.

Imediatamente passamos a cuidar com todo carinho que ela merece, começa a fazer parte de nossa vida, a admiramos diariamente, a protegemos contra todos os riscos que aquele tesouro pode sofrer, “- Deus me livre, de alguém me levar isso, eu morreria”, e por incrível que pareça, passamos até a falar com ela... (e não é conversa de louco, acreditem, acontece), é um cuidado excessivo, preocupante e gostoso ao mesmo tempo, aquele brilho natural realmente passa a nos encantar diariamente...

Como esse mundinho é feito de aparências e sendo sincero, ninguém é totalmente isento a avareza, fazemos questão de exibi-la por todos os cantos, com muito orgulho de carregarmos e mostrar que aquela pedra preciosa está bem colada ao nosso peito... e que nós pertence, impressionantemente passa a fazer parte da nossa vida, é como sempre nos pertencesse...

Engraçado né? Não temos ideia do porque elas valem tanto, mas ao saber que é uma pedra preciosa, automaticamente damos o valor dado pela sociedade... mesmo sem entender, sem bases concretas... Mas acho importante comentar ao menos dois motivos que levam aquelas pedras serem tão valiosas... vamos lá: um dos motivos é a durabilidade, muitas levamos para o resto de nossas vidas... faz sentido, não? e a outra questão é a raridade, são pedras raras, não podem ser encontradas em qualquer lugar, também faz sentido (a famosa demanda x procura), talvez seja o inicio de uma explicação em relação a sua preciosidade.

Os dias passam, as novidades e mudanças chegam em nossas vidas e nos fazem esquecer um pouquinho do nosso presente... então começamos a não sair a exibindo tão frequentemente, passamos a não tirar aquela poeira natural que o dia a dia pode deixar, até que então, sem percebermos, aquela nossa joia, ainda linda e rara vai parar em uma gaveta escura.

Não mais a admiramos como antes, não mais conseguimos apreciar sua beleza... sim, aquela beleza que nos encantou no primeiro contato, no momento em que a vida nos presenteou e que fez com que nos apaixonassemos, que nos encheu de auto estima nos momentos que precisávamos e que fizeram por inúmeras vezes, nossos dias mais alegres...

O que aconteceu? Será que pedra preciosa perdeu seu valor? Não sou um especialista, mas acho que as pedras preciosas não perdem seu valor, talvez nos que deixamos de enxergá-lo.

O tempo pode ser o principal inimigo de nossas percepções, acostumamos com as joias raras que ganhamos ao longo da vida, esquecemos de como aquele tesouro é valioso e que um dia agradecemos muito por possuir... aquela sensação de posse, mesmo sem utilizar, traz uma sensação de segurança egoísta e idiota, pois amanhã se der na telha podemos usá-la, não é? pois ela está guardadinha na gaveta.

A correria do dia a dia nos faz esquecer de sua preciosidade que era perceptível... mas mesmo não dando o tratamento que deveríamos, se um dia, abrirmos a gaveta e ela não estiver lá... ai, com certeza lembraremos do valor que ela tem, independentemente do tempo que ela passou na gaveta empoeirada e sem uso, com certeza sentiremos sua perda.

Agora, te pergunto... a vida já te presenteou com alguma pedra preciosa? E como está cuidando delas?