AMOR DE JESUS.

O Tomismo, ensinou São Tomás de Aquino, o santo filósofo, tem na inteligência a faculdade mais perfeita de nossa alma. O gesto da doação como caminho para o Reino dos Céus, conhecê-lo, pode ser encontrado pelos sentidos em nosso interior no plano terreno.

Sua configuração é o amor.

Assim define Lucas: “Reino de Deus, respondeu-lhes Jesus questionado onde se encontrava: [O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.] (Lucas 17:20-21).” Esse é o Reino de Deus que nos aponta Cristo; está entre nós e em nós, em nosso interior, em nossos sentidos, se manifesta dentro do coração daquele que se ordena e a seu intelecto com sinceridade.

Exorta São Paulo a máxima oração, o mais expressivo hino ao amor conhecido, o que ninguém desconhece:

"O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo."

"Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria”.

Não há glórias nem gloríolas no amor, mas alegria e paz de espírito.

"Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria."

"Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine."

De que serve a sabedoria se alguém a tem, além dos homens e próxima dos anjos, inalcançável,perfeita em saberes de todos os temas e conhecimentos, sem que haja amor?

Como um som perdido e não escutado, restaria esse veículo do sábio que nada sabe por falta do maior sentimento.

Assim o eco retorna sem afeto, pois nem o bronze forte pode gerar a propagação do amor, lhe falta o poder leve como a brisa que beija a flor, o acarinhar do afeto, o perfume que envolve e arrebata o único sentimento que ninguém pode desprezar.

Nenhum ser poderá ser ouvido em toda sua sabedoria, se a tiver um pouco, se nela silente e ausente não se encontra o amor.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 14/02/2019
Reeditado em 14/02/2019
Código do texto: T6574411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.