Ler, um vício danado de gostoso

Segundo meu neto, meu assessor para assuntos da informatica, o carinha que digita minhas maltraçadas, eu estou em baixa. Ele faz até a estatísitca de acessos, esse besteirol que não ligo de jeito nenhum. Ele afirmou que estou muito devagar, que minha sopa de letrinhas ficou ligth, sem sal, sem pimenta, comida de doente. Foi mais ferino: - Caraca véio!, tu tá chato paca, sem graça, até parece esse troço de autoajuda. Vou discutir com meu neto? Não, até porque ele está certo. Na verdade, os meus textos estão tipo suco de chuchu. Mas, mesmo assim, continuo escrevinhando. Sou um matuto teimoso. Bom, vamos àmaltraçada deste final de quinta-feira.

Com certeza vou chover no molhado: ler é fundamental. Sem o hábito da leitura não há conhecimento e nem cultura. Concordo que vivemos numa época que o livro impresso está agonizando, também a revista e o jornal, qualquer impresso. Estão sendo deletados pela intenet. Tem mais, não se lê, hoje, um texto de forma integral, mas um resumo. Há até escritórios que reduze livros, um de 400 poáginas, por exemplo, fica com dez ou vinte. Estão rindo? Não deviam, é verdade.

De quem é a culpa? Da tecnologia? Não, a culpa é da escola, da família, do governo e da sociedade. Nunca houve e nem haverá uma política educaciaonal priorizando a leitura das grandes obras literarias e do pensamento. Prefere-se a gambiarra, ou seja, a redução, o reclame, a sinopse. Resultado: no futuro só haverá analfabetos literários, nulos no que se refere ao pensamento e à cultura.

É triste, mas é uma realidade. Mais triste ainda é constatar que as pessoas que poderiam resistir a essa esclada, só comparada às da inquisição e do nazismo (apreensão e queima de livros), estão se lixando para o problema. Preferem ficar repetindo as reduções do outor Google ou de conferencistas em compotas..

Pessoalmente, sendo apenas um leitor e sem nenhuma veleide literária, prefiro os livros impressos às reduções. Gosto de ler, folheear o livro, alisar o livro, grifar trechos, fazr anotações. É claro que não posso mais ler como lia antigamenete, as letrinhas depois de algum tempo, uma hora mais ou menos, ficam dançando timbalada e, não raro, desaparecndo. A sopa de letrinhas, às vezes, esfria. Mas sem ler livros não vvo.

Para mim ler não é só um hábito, virou um vício danado de gostoso. Foi devido à leitura que comecei a escrever minhas baboseiras. Mas sei que as novas gerações pr3ferem a redução, o resumo, a gambiarra. Isso me deixa triste. Juro. Inté.

P.S. Há pouco li no Estadão que o general Mourão disse que Bolsonaro vai dar ordem unida nos filhos. Não sei explicar, mas acho esse general um cara de um humor incrível. É o único destaque do novo governo.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/02/2019
Código do texto: T6575177
Classificação de conteúdo: seguro