Liberdade e Piedade

Acho que o homem (e a mulher, of course) é ele e os seus sentimentos. Todos os sentimentos. E os seus sonhos, ideais, utopia. Ninguém, mas ninguém mesmo, vive sem sentimentos. Até os maus possuem sentimentos, negativos, mas sentimentos. Quem não tem sentimento é robô.

Creio que depois do amor o sentimento mais importante é o da liberdade. Tudo bem, concordo que a liberdade total não existe. É imposs[ível a liberdade total. Aliberdade sempre será relativa e, portanto, limitada porue todos dependemos dos outros. Mais: somos governados pelas circunstâncias. Não adianta chiar: não existe liberdade total.

É claro que o sentimento de liberdade é também coletivo. A liberdade deve ser apanágio e direito de todoo povo. Mesmo sendo uma liberdade relativa, submetida a normas, regras, leis e contingências, além do poder dos governos e instituiçõs.

Faço parte do rol dos que exaltam demais a liberdade. Mas, de vez em qaundo, penso: - falamos tanto na liberdade e quase não mencionamos a piedade. Merece a liberdade quem não possui o sentimento da piedade. Acho que não. Apiedade eé tão importante quanto a liberdade. Elas devem caminhar juntas. Não é digno da liberdade quem não tem o sentimento de piedade.

Adoro uma frase de um escritor italiano, Malaparte, ele escreveu: "Não pode haver num povo, o sentimento da liberdade, se não há nele o sentimento da piedade".

Vou ser meio radical: acho que quem não tem o sentimento de piedade nao possui humanidade. Não é gente, é coisa. Simples assim. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/02/2019
Código do texto: T6575703
Classificação de conteúdo: seguro