Ciganos, míopes, taxidermistas e o papa

Tem muita gente que, mesmo sem ter se graduado em Psicologia, faz uso dela a granel magistralmente de forma intuitiva ou intencional.

A linguagem corporal e o que sai da sua boca são repletos de sinais e códigos habilmente manipulados e apropriados para convencer, seduzir, pedir, mandar, salvar, destruir, abençoar, orientar, apaziguar e, por outras vezes, botar mais lenha na fogueira.

Seguem algumas dessas pessoas.

Carcereiros, taxistas, prostitutas, ascensoristas, coveiros, padres, professores, pais, mães, filhos, filhas, avós, netos, radialistas, maestros, parteiras, folguistas, feirantes, mendigos, muambeiros, atores, siameses, palmeirenses, plateia, fiscais, policiais, advogados, papa, ermitões, formandos, escoteiros, leprosos, pescadores, míopes, dubladores, revisores, gordos, ciganos, camareiros, mesários, astrólogos, vendedores, taxidermistas, lixeiros, doleiros, tocadores de tuba, cafetinas, farmacêuticos, casados, humoristas, porteiros, reis, contadores, montanhistas, costureiros, ETs, fabricantes de leque, diabos, bailarinos, detentos, bancários, monges, físicos, mancos, domadores, filósofos, enfermeiros, escritores, ateus, condes, órfãos, diretores de escola, cúmplices, estagiários, novelistas, damas de companhia, cobradores, suicidas, milicianos, carroceiros, legistas, sopranos, gregos, estivadores, fugitivos, intérpretes, DJs, faroleiros, travestis, assassinos, carteiros, pilotos, caixas, amas de leite, falsários, refugiados, músicos, veterinários, feirantes, médicos intensivistas, manicures, copeiros, seresteiros, limpadores de fossa, dublês, gagos, candidatos, forrozeiros, pastores, museólogos, dançarinas de boate, enteados, usuários de crack, pichadores, garotos de programa, seresteiros, sonoplastas, amantes, socorristas, sambistas, políticos, lutadores de sumô, tios, deficientes mentais, mecânicos, malabaristas, protéticos, aidéticos, passistas de escola de samba, rabinos, confeiteiros, fantasmas, tuberculosos, viúvos, pais de santo, anões, afiadores de faca, fotógrafos, vampiros, atletas, mergulhadores, torturadores, aeromoças, encanadores, Deus, super-heróis, cegos, motoqueiros, telefonistas, pasteleiros, ministros, torcedores, velhos, fugitivos, comendadores, picaretas em geral, salva-vidas, repentistas, bicheiros, traficantes, cartomantes, maestros. E por aí vai.

E os bebês, talvez os maiores psicólogos que dizem tudo sem saber falar, ensinam tudo sem nada ter aprendido, mandam, desmandam e, sobretudo, vão pra onde bem quiserem sem precisar dar um simples passo.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 17/02/2019
Reeditado em 17/02/2019
Código do texto: T6577028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.