Rádio em Pitangui, que inveja!

Encontrei-me com o amigo e contemporâneo, Zé Luis Peixoto, ano passado, uma tarde entre o Natal e o Ano-Novo, na lanchonete do Zé Maria Severino, na bonita Praça da Câmara. Fazia um calor terrível, eu subia em direção à Matriz, ele tomava uma água no intervalo do trabalho, sentado tranquilamente, olhando o movimento da rua. Ele me chamou, convidando pra tomar uma água também, e, conversa vai, conversa vem, combinamos de fazer uma caminhada naquela mesma tarde e aproveitar para bater um papo mais demorado. Afinal de contas, havia muito tempo que não nos víamos.

Combinado e feito. Encontramo-nos na porta de sua casa, perto do Bar do Zé Maria e fomos em direção à rodovia. Fizemos aquele percurso agradável que é ir do Latitopo até a Escola Agrícola. Voltando, surgiu a idéia de me mostrar o Hotel-Fazenda "Santa Felicidade", que estava em preparativos para o "reveillon". Realmente, foi uma agradável surpresa conhecer esse hotel-fazenda. Os proprietários estão de parabéns pelo empreendimento e Pitangui também, inserida agora, de verdade, no circuito turístico do Estado de Minas Gerais, com um ponto de lazer e descanso de fazer inveja a qualquer cidade grande.

Durante a caminhada, entre muita troca de idéia, surgiu a de eu escrever textos semanais para o programa Peixoto Júnior, que vem fazendo grande sucesso nas tardes do sábado pitanguiense. Prometi que faria. Não chegamos a estabelecer o tema: uma idéia inicial seria minhas lembranças com respeito a pessoas e fatos do tempo em que vivi em Pitangui, que, no meu caso, se referem a duas épocas bem distintas, já que nasci, me criei e permaneci em Pitangui até dezembro de 1968 e, depois de muitas viagens pelo mundo, morei de novo em minha terra de 1985 a 1994, período em que fundei o jornal "Correio de Pitanguy".

Acontece que, voltando a Ciudad del Este, Paraguai, onde hoje estou vivendo e trabalhando, voltei a viver meu dia-a-dia e, envolvido com problemas pessoais e profissionais, acabei enrolando e só agora, às vésperas de voltar a Pitangui para mais umas férias, crio coragem e começo a escrever com a intenção de fazer disso um hábito. Espero que seja agradável, interessante e, principalmente, interativo.

Como texto inicial, de apresentação, acho que este basta. Não vou me restringir nos textos seguintes a apenas um tema. Espero poder falar de tudo, trocar idéias, ouvir os comentários dos ouvintes, realmente, interagirmos. Aliás, me parece um sonho poder participar de um programa de rádio pitanguiense. Para os que não sabem, tinha sempre em mente instalar uma emissora em Pitangui, entre 85 e 94. Não foi possível. Hoje, vendo mais de uma emissora na cidade, sinto até uma pontinha de inveja. Inveja boa, é verdade. É que acho o rádio um meio de comunicação incrível. Bem usado, pode ajudar bastante nesse aperfeiçoamento social, que leva a uma sociedade mais justa, que é o que andamos procurando. Ah! E como temos que aproveitar todos os meios para vencer nesse bom combate!

Até a próxima oportunidade. Para contatos pela internet, anotem meus e-mails: william_santiago@hotmail.com ou wilsantiago@excite.it Para cartas, por favor, escrevam para a rádio. Estou aguardando.

(Ciudad del Este, Paraguai, agosto/2001)

Observação: Dos emails informados na época, apenas o Hotmail continua válido.)

William Santiago
Enviado por William Santiago em 22/02/2019
Código do texto: T6581215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.