A diferença entre o Bem e o Mal

A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL
Miguel Carqueija

Existe um interessantíssimo mangá de Hajime Segawa sobre tema sobrenatural, “Ga-Rei”, editado no Brasil pela JBC, que mostra uma heroína mística, uma guerreira exorcista, Tsuchimiya Kagura, a “Sacerdotisa Branca”, uma jovem de grande beleza física e mais ainda moral, que sempre está disponível para fazer o bem e defender o que é justo e certo, não importa o perigo que corra. Ela é gentil, bondosa, altruísta, uma heroína xintoísta (o Xintoísmo é a principal religião do Japão).
Numa das fases do mangá de 12 volumes surge Imawano Setsuna, líder da yakuza Jugondô, que opera com poderes malignos. Tendo assassinado o próprio pai e expulsado a irmã para assumir o controle da quadrilha, Setsuna é extremamente cruel, possui força descomunal e grande habilidade em artes marciais. Seu objetivo é dominar o Japão com o poder do mal, mas a isso Kagura se opõe. O confronto entre as duas é inevitável.
O enredo apresenta muitas reviravoltas, com o escritório de defesa sobrenatural sendo explodido pela Jugondo e Kagura com seus amigos tendo de se ocultar, mas ela contra-ataca e expugna o reduto do inimigo. Por fim as duas mulheres se enfrentam pessoalmente.
No violento corpo-a-corpo que as duas travam a vantagem parece estar com Setsuna mas, surpreendentemente, Kagura consegue derrotá-la com galhardia. Então Setsuna, caída ao chão, reduzida à impotência, pergunta: “Você não vai me matar?” Kagura responde com altivez e nobreza: “Não vou matar. Não sou como você!”
A atitude de Kagura quebra Setsuna: desacostumada com a compaixão e piedade ela abandona a vida de mafiosa e qualquer ideia de se vingar de Kagura. Simplesmente, Setsuna some do mapa e toma rumo ignorado.


Este interessante episódio traça uma nítida linha divisória entre o Bem e o Mal. Kagura, por ser bondosa, poupou a sua inimiga mortal. Fica implícito que Setsuna, se lograsse triunfar, não pouparia Kagura. Esta é a diferença entre quem escolhe praticar o bem e quem escolhe praticar o mal.
Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2019.


Imagens: acima Tsuchimiya Kagura, a Sacerdotisa Branca; em baixo a "vilã absoluta" Imawano Setsuna.