COMO VENCER O QUE PODE CAUSAR RAIVA

Se estiver com raiva... Cuidado, não vá morder ninguém...

Pode haver uma reação...

Osculos e amplexos,

Marcial

COMO VENCER ALGO QUE PODE CAUSAR RAIVA

Marcial Salaverry

Certamente raiva é algo que incomoda muito, mas há que se esclarecer em primeiro lugar, que não tem nada a ver com a raiva transmitida pela mordida de um cachorro. Certo que muitas vezes, dá vontade de morder alguém, mas passa, a raiva em pauta é aquele sentimento que certas atitudes causam...

A raiva é um sentimento, que por vezes dá raiva de sentir, pois geralmente nos leva a atitudes irrefletidas, se não o soubermos controlar adequadamente. Há que se ter muito controle das emoções.

Ocorre que muitas vezes, ao tentar controlar nossa raiva, acabamos por nos prejudicar, pois a famosa frase "engolir sapos" para definir certas coisas que somos obrigados a tolerar, por diversas razões, é absolutamente correta. Aliás, chega a ser mais fácil digerir o batráquio em questão, do que certas "patadas" que recebemos.

Podemos notar que as mulheres normalmente são mais contidas em extravasar sua raiva, possivelmente por receio de serem chamadas de "histéricas". É um fato, pois quando um homem tem uma explosão de raiva, é encarado como algo normal, pois ele "tinha que descarregar aquilo". Entretanto, se for uma mulher, o mais certo é dizer que é distúrbio hormonal, que é por causa da idade, ou então o famoso TPM, que tudo justifica. Por esse motivo, procuram se controlar mais, e isso poderá causar danos ao seu organismo. Enfim, o que é melhor? Controlar, ou explodir? Passar por doido, ou por trouxa? Tudo depende das circunstâncias, e do objeto de nossa raiva.

Muitas vezes é melhor segurar-se no momento e depois, a sós, descarregar toda sua ira contra o espelho, contra um travesseiro, preferencialmente contra quem ou que não possa reagir, mas nunca contra alguém que nada a ver com história, e apenas está por perto nesse momento.

Realmente, a raiva pode ser altamente negativa. Se extravasada, pode provocar uma série de reações. Se engolida, poderá prejudicar nosso organismo. Temos que saber administrá-la.

Na realidade, a raiva sempre é útil, pois é provocada por algo que foi feito contra nós. Justa ou injustamente, alguém está tentando ou fazendo algo contra nós. Apenas temos que bem direcioná-la. Ao invés de explosões de temperamento, que sempre levam a discussões estéreis, o melhor caminho será parar para pensar. Vamos nos colocar na posição de nosso desafeto, tentando imaginar qual seria nossa reação se fossemos ele.

Assim, será mais fácil julgar o porque de sua ação, bem como será mais fácil saber que atitude tomar. Muitas vezes a melhor coisa a fazer será esperar a cabeça esfriar, e tentar um diálogo para ver o que realmente ocorre. Podem existir muitos motivos. Muitas vezes uma informação mal interpretada, ou até mesmo algum terceiro tentando agir contra, vamos procurar descobrir o porque. Mesmo que afinal se descubra que a pessoa em questão está mesmo sendo inconsequente, é melhor deixar pra lá, do que entrar numa polemica, que na maioria das vezes leva a lugar nenhum.

Ponderar, respirar bem fundo, entender que o momento de raiva foi um aviso de que algo poderia acontecer, e procurar acalmar o espírito. Muitas situações foram aclaradas assim, quando os primeiros e violentos ímpetos foram refreados.

Bem, resumindo a questão, podemos concluir que a raiva é muito interessante, pois nos previne de que algo se trama contra nós. Se não tivéssemos detectado tal ação, seriamos fatalmente pegos de surpresa, e seria mais difícil uma reação. Contudo, devemos saber entender o porque dessa raiva, e controlá-la, pois como toda ação violenta pode gerar uma reação tão ou mais violenta, a crise poderá crescer até ficar totalmente fora de controle. Muitas guerras começaram, assim...

Assim, segurando a reação raivosa, procurando "sentir" melhor a situação, poderemos melhor contorná-la, ou mesmo esquecê-la. O bom senso nunca representa uma derrota. E não existe essa de quem levou a melhor numa discussão. Muitas vezes aquele que ficou quieto, acaba colhendo melhor os frutos de sua atitude.

Para que ninguém fique com raiva, desejo a todos, sem exceção alguma, UM LINDO DIA, com um bom suco de maracujá...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 19/03/2019
Código do texto: T6601706
Classificação de conteúdo: seguro