"ADIOS, SABATA": SAUDADES DE UMA ÉPOCA!

Comentários no link

https://carloscostajornalismo.blogspot.com/2019/03/adios-sabata-saudades-de-uma-epoca.html

Ao assistir o filme "ADIOS, SABATA, no canal 166 da NET), 1971,da participação ficcional de Sabata na Revolução mexicana à deposição do poder imperador Maximiliano, lembrei que nessa época, com 11 anos e pesando menos de 30 quilos, já frequentava os cineteatros s inesquecível Adriano Bernardino, que nunca mereceu uma homenagem qualquer, embora tenha sido um dos ícones dos cinemas em Manaus. Era um cinéfilo desde a adolescência, mas economizando dinheiro de tudo o que era lícito vender – picolé, jornal, cascalho em tambor ou muitas vezes vendendo velas e fósforos no “Dia de Finados”, aos frequentares do Cemitério Santa Helena, no bairro do Morro da Liberdade em Manaus, na Calçada da extinta Indústria Amapoly, na qual Josefa Costa também trabalhou e se aposentou,

Frequentava os cinema Guarany, Polytheama, seguia à pé pela Av. 7 de setembro, entrava em nova fila e assistia ao filme no "Vitória". Depois pegava um ônibus para ir ao bairro da Cachoeirinha e entrava no cine "Ypiranga". Depois pegada outro ônibus para um assistir o que estivesse passando no cinema de Adriano Bernardino, no bairro de Educandos só para frequentar e assistir ao "filme do dia", anunciado pelos jornais e destacando se seria colorido ou em preto e branco. Os melhores eram os coloridos, mas não importava a cor do filme, embora os coloridos fossem na época, os de melhor qualidade. De tanto ver o filme Tarzan e As Amazonas, terminei decorando. Todo parece que também tinham decorado a mesma cena. Gritavam “Tarzan” Ele parava, olhava para as índias Amazonas, para ver se ainda a estavam perseguindo e era motivo de gargalhada geral.

Com o surgimento dos vídeos-cassetes a imprensa divulgando que poderia acabar com os cinemas em Manaus. Fiquei temeroso porque era a única diversão que se tinha. Os filmes eram anunciados em jornais, os cartazes eram pintados à mão pelo artista Peninha a vida se desenvolvia naturalmente. Se estudava de segunda a sexta feira, quando se escolhia um dos colegas de sala para catar garrafas pretas, só para vende-las no Café do Pina, em frente ao Cinema, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus.

' "Adios, Sabata" interpretado Uyl Bruner, ator que interpretou a maioria dos filmes "Sabata" e também o intérprete de "O REI E EU" que contava a história de uma professora contratada pelo rei do Ceilão para educar os filhos do monarca, mas o comportamento dos súditos e a forma com que o rei Mongkut impõe sua autoridade criam um choque cultural que torna a convivência impossível. Ela muda tudo e se apaixona pelo rei! Nos tempos de hoje, só se fala em DVD, pendrive e outras tecnologias que se sobrepuseram e venceram, confirmando que a teoria evolucionista do inglês Charles Darwin estava correta. Só os mais fortes resistiram à modernidade com o surgimento dos shoppings e os cinemas mais modernos!

Se estivesse passando o mesmo filme, o que era quase sempre comum porque uma película passava no mínimo por 30 dias -"MIL MÁSCARA" 'MINI MASSISTE", TARZAN (assisti vários), "SABATA NÃO PERDOA, MATA", "SABATA VOLTA PARA MATAR" vendia garrafas para comprar o ingresso e entrar no Cinema-Teatro Guarany. Na esquina das Avenidas Getúlio Vargas com a Sete de Setembro, existia o Polytheama e depois seguia a pé para os outros cineteatros da época. Alguém descobriu uma entrada no terreno aos fundos do cinema e algumas vezes a garotada decidia entrar por ela. Era portão de madeira. Se esperava o filme começar e se entrava por baixo da tela de projeção, burlando a rigidez do "xerife" que ficava à porta do cinema com uma estrela no peito, um chapéu de cowboy e faleceu internado na "Fundação Dr. Thomas", para onde eram encaminhados a maioria dos idosos no passado.

Em vida, ainda o visitei na “Fundação Dr. Thomas” e visitei o

escritor Áureo Nonato, que teve o livro "OS BUCHEIROS MEMORIAL DE INFÂNCIA", premiado pela Academia Brasileira de Letras.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 23/03/2019
Código do texto: T6605371
Classificação de conteúdo: seguro