Atrações e encantos da minha      cidade

Nasci na cidade de Paiva Minas Gerais, e o que encanta em mina pequena cidade natal, é o conhecimento que todos tem de todos. A cidade é bem pequena e hospitaleira, e o que atrai muito também, são as festas religiosas. A única religião da cidade ainda é a católica, há uma congregação pequena de evangélicos, com menos de 100 pessoas. Paiva tem cheiro de terra, não tem indústria, cidade ótima para descansar e esquecer da vida, pela tranquilidade em todos os sentidos que nela há, pode-se dormir com as porta abertas, cidade ainda segura. Adjacente está várias pequenas fazendas e sítios e o que predomina é a bacia leiteira, com até cooperativa na cidade vizinha também Oliveira Fortes, uma das filiais da Vigor.
 
Como mudei para São Paulo em 1989, adotei Suzano como a minha cidade do coração. Suzano é uma cidade boa, mas com problemas de assaltos, tráfico de drogas, injustiças sociais, como em todas cidades grandes do Brasil. Aqui no estado de São Paulo, muitas cidades vão se emendando a outras, (região metropolitana) até chegar a grande metrópole, a maior cidade do Brasil, a grande São Paulo. Em Mogi das Cruzes já começa esta emenda, com a estação de trem, estamos na zona leste de São Paulo, no alto Tietê, como é chamada, por causa do Rio Tietê, que nasce na serra de Salesópolis.
 
O que atrai em minha cidade, é um belo Templo Budista Jomyoji, o Parque Max Feffer, que fica a duas ruas de minha casa, bem perto do centro. Neste parque, está o belo estádio para jogos e eventos, a grande piscina, quadras de voleibol, pista de ciclismo, quadras de basquete, pistas de Skate, brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica, arena multiuso, e muito espaço para se passear e até fazer pique nique com as crianças aos domingos. Há o Magic City parque temático, Igreja do Baruel, Suzano Shopping. Há muitas indústrias instaladas aqui, uma das maiores é Clariant Química aonde eu e meu esposo já trabalhamos, a Sanofi Aventis farmacêutica aonde meus filhos e genro trabalham, e a Suzano Papel. Há também o santuário ecológico, Miraporanga, o Memorial do Rio Tietê moderno cemitério vertical, um orquidário. E para quem aprecia plantações há o cinturão verde de Mogi/Suzano.  
 
Suzano é uma cidade tranquila, apesar dos problemas, possui muitas escolas públicas, com estruturas até que muito boas. Ela foi vítima daquele massacre do dia 13 de março de 2019, aonde 10 pessoas morreram. Dois homens entram, mascarados e um começa a atirar e outro com machadinha vai ferindo quem está na frente. Poderia ter sido pior, mas a polícia chegou e evitou maior dano.
 
Gosto demais de minha cidade, ela tem o centro com os bairros paralelos bem planos. Mas o que falta é uma grande rodoviária, temos que ir até Mogi para pegar ônibus para outros lugares do Brasil, ou ir até a grande rodoviária Tietê da Grande São Paulo, mas temos a estação de trem, com acesso tanto para Mogi das Cruzes (final da linha), como para a Grande Cidade de São Paulo. (Capital do estado de São Paulo).  De carro para São Paulo é 50 km, bem rápido se não tiver muito transito. Há ônibus também o dia inteiro que vai tanto para Mogi, como para São Paulo e cidades adjacências como Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guaianazes...
 
Esta crônica faz parte do Exercício Criativo desta semana
 
http://encantodasletras.50webs.com/encantosdaminhacidade.htm
 
 

Paiva. Estação desativada, ficou como lembrança, de tempos que o trem passava.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 25/03/2019
Reeditado em 25/03/2019
Código do texto: T6606812
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.