Datas entrelaçadas

Depois que começaram a inventar dias disso e dias daquilo (Até a sogra já tem dia !), passaram a faltar datas no calendário para tantas comemorações. E o negócio foi agrupar várias homenagens num mesmo dia para que nada e nem ninguém deixasse de ser lembrado. Isso está acontecendo, principalmente, com os santos, que precisam dividir um só dia entre três ou quatro nomes sagrados. Mas se eles foram considerados santos em vida, agora que já estão no paraíso nem devem se importar muito com esta divisão. Acontece, porém, que algumas datas que se entrelaçam podem causar dúvidas, problemas e sérios constrangimentos.

Vejam vocês, por exemplo, o 31 de outubro. Todo mundo sabe que esta data importada é festejada como o Dia das Bruxas. Mas pouca gente sabe que ela marca, também, o Dia da Dona de Casa. Será que foi proposital esta dupla homenagem? Sei que os machistas de plantão e aqueles que casaram com algum projeto de bruxa responderão afirmativamente. Mas, para não provocar injustiças, vou examinar, com isenção e muito cuidado, as semelhanças entre as duas partes. Nem vou falar da feiúra, porque isso depende dos olhos de quem olha (E o amor provoca cegueira!!!). Mas ninguém vai poder negar que as bruxas e as donas de casa estão sempre lidando com receitas, panelas e vassouras. E que as bruxas voam e fazem os objetos voarem. Algumas donas de casa, principalmente quando estão com raiva dos coitados dos maridos, conseguem fazer os objetos mais estranhos (e pesados) voarem (e o marido sair voando de perto delas, para não apanhar). Sei que poderia encontrar mais algumas semelhanças. Mas estas que examinei já me deram certeza: existem mesmo muitas razões para festejar estas duas datas no mesmo dia...

Outra data que estaremos festejando em 1º de novembro é o Dia Internacional do Homem. Uma homenagem merecida, pois todas as pessoas inteligentes sabem que o mundo só funciona bem por causa dos homens. Seria exigir demais das mulheres, que não sabem nem fazer um carro funcionar quando acontece qualquer pequena pane, que elas fossem responsáveis pelo funcionamento do mundo. E para a homenagem aos homens ficar mais merecida ainda, vejam vocês o que mais se festeja neste primeiro dia de novembro: o Dia de Todos os Santos. Nem dá para discutir: o entrelaçamento destas duas datas é muito oportuno e bem pensado. Quase todos os homens (salvo aquelas raras exceções desencaminhadas pelas mulheres) são santos em potencial. Nada mais justo e certo do que festejar o Dia Internacional dos Homens juntamente com o Dia de Todos os Santos (e nós, homens, apesar da nossa santidade, não vamos aceitar promessas e nem orações como presentes nesta data tão importante)...

Depois de ressaltar estas duas datas entrelaçadas, uma outra data passa a me preocupar bastante: o 2 de novembro, Dia dos Finados. Não, não tem nenhuma data entrelaçada com este dia fúnebre. A minha preocupação é outra: se a minha esposa ou algumas das mulheres minhas amigas lerem esta crônica machista, poderão pensar que tudo o que está escrito nela é a minha verdadeira opinião (e não apenas uma simples brincadeira). Neste caso, provavelmente, estarei festejando, silenciosa e geladamente, o próximo Dia dos Finados...

Milton Souza
Enviado por Milton Souza em 01/11/2005
Código do texto: T66080