MAGDA, OFÉLIA E DONA ENCRENCA
=======================

Uma analogia com humor sobre os três poderes
Por Olavo Nascimento (21/03/2019)
=====================================

 
Cada personagem faz parte de um poder, a saber:

1. "CALA A BOCA MAGDA!", NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Alguém enviou-me num quadro, as fotos de dez personagens (faltou uma) que estão com a "cocada preta". São ministros da corte máxima do país que julgam as leis e dão suas decisões para o bem ou para o mal. Quando a iminência que não está na foto (o presidente da corte) amordaçou a imprensa e a sociedade com a sua decisão monocrática da última sexta-feira (dia 15/03), chegamos à conclusão da volta da censura com o seu infeliz e vergonhoso "cala-a-boca". Aonde já se viu, numa democracia que tanto eles pregam, o STF não poder ser questionado por suas atitudes. Atitudes que estamos cansados de ver nos últimos tempos, de inocentar e libertar bandidos na maior cara-de-pau.

Ali naquela casa de togados, até parece dois times de futebol de salão com cinco jogadores de cada lado disputando um título de campeonato. De um lado tem a primeira turma com maioria mais linha dura e do outro a segunda turma com maioria mais concedente. Como as opiniões estão bem divididas e o empate sempre acontece, o gol decisivo é marcado pelo presidente da corte definindo o placar final em 6x5 para um dos lados. Como esse atual goleador artilheiro pertencia à ala mais concedente, claro está qual time sairá vencedor. E foi exatamente isso que aconteceu na mesma seção da mordaça, quando o placar de 6x5 decidiu que crimes conexos à "Caixa 2", que arrecada ajuda de campanha política fora da lei e sem comprovação, sejam julgados pelo Supremo Tribunal Eleitoral ao invés dos tribunais de justiça da primeira ou segunda estâncias.

Essa decisão vencida por ministros contra a Operação Lava-Jato, foi mais uma demonstração vergonhosa e covarde da Suprema Corte a favor da corrupção e da impunidade. Essa turma concedente e inglória, mostra com frequência suas decisões contra a Lava-Jato. Agora eu pergunto: ESSE PAÍS TEM JEITO?

Sem termos no entanto essa resposta, mas acreditando que não, aproveito para limpar a minha barra com antecedência. Como as críticas aos intocáveis togados pode gerar denúncias ou crimes após a decisão do eminente presidente daquela casa assombrada, vou ficando por aqui, pedindo desculpas, alegando que não foi bem isso que eu quis dizer. Ou seja: apenas um mal entendido.

E que fique bem claro aqui:
A MAGDA DESSE CALA A BOCA não é a mulher de Caco Antibes do humorístico "Sai de Baixo", mas sim, sou eu, és tu, é ele, somos nós, sois vós e são eles, como toda a sociedade.

-----------------------------------------------------------------

2. "OFÉLIA" QUE SÓ ABRE A BOCA QUANDO TEM CERTEZA, NO EXECUTIVO

Esse bordão tão conhecido da mulher de Fernandinho no humorístico Zorra Total, depois de falar tantas besteiras e ser corrigida pelo marido, bem que poderia ser carimbado no Presidente Jair Bolsonaro que não cansa de causar polêmicas em suas falas de improviso.Talvez aqui, também seria o caso de se aproveitar o bordão do Caco Antibes na parte anterior e gritar: "CALA A BOCA BOLSONARO".

O capitão não sossega e toda semana sai com uma pérola da sua boca. Em seu pouco tempo de governo, já teve problemas com o ex-ministro Bebiano, contratempos com discriminação ou preconceitos nas redes sociais com fatos ridículos de nenhuma relevância para um Presidente da Republica (como aquela imagem de um homem urinando no rosto de outro num bloco carnavalesco), discussões com alguns órgãos da imprensa e parlamentares, além de opiniões contraditórias e fora da curva.

Já disse algumas vezes aqui, que nunca votei em Bolsonaro para qualquer cargo político que fosse. Nunca foi do meu agrado, mas já disse aqui também, que torci por ele nas eleições passadas e continuo torcendo pelo seu sucesso no governo. O cara me convenceu e a milhões de eleitores, com o seu discurso contra a corrupção, contra a velha política do "toma lá, dá cá", além do combate ferrenho à bandidagem a favor da segurança do cidadão, mostrando bons propósitos.


Mas o nosso presidente não pára e parece que algo vive comichando a sua boca. Agora mesmo, nesta semana, ele teve a infelicidade de anunciar que no próximo dia 31 de março, será comemorado nos quartéis a data da intervenção militar no país ocorrida em 1964. Mais uma polêmica que ele cria sem necessidade, numa época em que o parlamento e a nação estão preocupados com a reforma da previdência. Não sei qual é a dele, mas parece-me que ele gosta de jogar gasolina na fogueira. PARE COM ISSO PRESIDENTE! Você não é nenhum adolescente que vive seguindo a internet dia e noite. Coloque-se na sua posição de autoridade máxima deste país, deixe seus ministros trabalharem em paz (principalmente o economista Paulo Guedes e o jurista Sérgio Moro) e aproveite essa sugestão: mande seus filhos calarem a boca e tratarem de suas vidas. Essas interferências familiares não produzem nada até em sua casa, Pense nisso e se ligue no que se diz por aí:

DEIXE DE DAR UMA DE OFÉLIA E COMECE A TRABALHAR PARA O BEM DO PAÍS, AGLUTINANDO PARCEIROS E NÃO AFASTANDO-OS.
--------------------------------------------------------------------

3. "DONA ENCRENCA" , UMA MULHER BRIGUENTA, NO LEGISLATIVO FEDERAL

Esta mulher que tem pavio curto e está sempre pronta para uma confusão, caberia perfeitamente para formar uma analogia com o Congresso Nacional composto por 594 parlamentares (513 deputados e 81 senadores). A briga aí é feia entre congressistas de trinta partidos diferentes que puxam a sardinha para o seu lado. A briga por interesses de cargos e ajuda financeira é que faz com que muitos projetos do executivo se emperram até o "toma lá dá cá".

No entanto, as mordaças colocadas nos dois poderes anteriores, que são um
"CALA A BOCA" na melhor acepção da palavra, neste caso da "Dona Encrenca" é o conhecido "CALABOCA" mesmo de receber propinas para brecar CPI's ou direcionar licitações para empresas corruptoras. E como todas as decisões do Executivo têm que passar pela aprovação do Congresso, não é difícil adivinhar quais serão os destinos de projetos que contrariam os interesses espúrios dessa gente engravatada que são eleitos pelo povo e que nada fazem pelo povo.

O projeto de Reforma da Previdência que já está no Congresso, ainda não foi tocado pra frente por conta de escolhas ainda não decididas, de quem vai administrar os trabalhos. O Ministro Sérgio Moro continua aguardando a tramitação do seu projeto anti-corrupção e já sentiu que mexeu em casa de marimbondos. Será que temos ainda alguma dúvida do que vai acontecer? E o ex-juiz tem que tomar cuidado com as mexidas que os deputados vão fazer no projeto, sob pena (e isso seria um absurdo) deles decidirem que a corrupção não é crime. Ou seja: o criminoso seria quem pauta pela honestidade...

Finalizando esta parte, eu acho que "O GOVERNO DEVERIA DAR UMAS PALMADAS NA DONA ENCRENCA, DAR UMA DE MACHO E MOSTRAR QUEM MANDA. DENUNCIAR OS "CALABOCAS" DAS PROPINAS E MANDAR A DONA ENCRENCA "CALAR A BOCA".
-----------------------------------------------


N.A.: O BRASIL ESTÁ PRECISANDO DE MUDANÇAS PROFUNDAS QUE ATENDAM OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO E PARA QUE ISSO ACONTEÇA, A MENTALIDADE E ATITUDE DAQUELES QUE COMANDAM ESSES PODERES, TÊM QUE ABRIR MÃO DE SUAS MORDOMIAS E PRIVILÉGIOS. EU SEI QUE É MUITO DIFÍCIL, MAS TEM QUE COMEÇAR POR AÍ.

============================================
Abraços
============================================


Interações (meus agradecimentos):


29/03/19 08:57 - Luiza De Marillac Michel
No Brasil, os Três poderes funcionam assim:
O Legislativo faz as leis, portanto não as cumpre.
O Judiciário faz cumprir as leis, mas não faz.
E o executivo não faz e nem cumpre. 
--------------------------------------------

 
 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 28/03/2019
Reeditado em 29/03/2019
Código do texto: T6609776
Classificação de conteúdo: seguro