Quem Comeu Meu Bolo?

Dos meus avós, só tive a alegria de conhecer Dona Dazina, mãe de minha mãe. Apesar disso, ela valia pelos quatro. Dona Dazina era fenomenal, eu me arriscaria a dizer que se tratava de uma filosofa popular. Um dia ela nos contou uma historinha de sua vida com Mandu, seu esposo e meu avô, que falecera antes do meu nascimento. Bem contou-nos ela que sua vida com o marido tinha sido de muita harmonia e que um nunca comiam nada escondido do outro ou sem deixar sua parte guardada.

Certa tarde, ela resolveu fazer um pequeno bolo de mandioca para comer com seu Mandu. Assado e pronto o bolo, ela dividiu ao meio. Uma parte sua e outra do velho. Comeu a sua e guardou a dele. Isso aconteceu por volta das duas horas da tarde e como seu marido só ia chegar do trabalho por volta das oito da noite, o bolo estava uma delicia e ela com muito apetite, pouco mais de uma hora depois de haver comido seu pedaço do bolo, fez a seguinte reflexão:

-- “Eu sei muito bem que mandu não comerá seu bolo sozinho, vai querer que eu coma com ele. E se assim é, eu vou comer logo a parte que ele vai me dar”. Dito isto, a vovó comeu mais um quarto do bolo. Lava prato e panela daqui, varre casa de lá, arruma a cama e coisa e tal a fome apertou. O sabor do bolo se acendeu em sua boca e ela voltou a formular o mesmo raciocínio anterior e comeu mais um oitavo do bolo.

Sete da noite, depois de fazer um bom e quentinho café, Dona Dazina fez sua última reflexão do dia em relação ao que restava do bolo:

-- “Não é justo que de um bolo inteiro que fiz, fique somente esse pedacinho para Mandu e ele ainda queira dividir comigo, o melhor que eu devo fazer é comer o restinho e não contar para ele que hoje teve bolo de mandioca nesta casa”. E assim comeu o último taco do bolo.

Mais tarde, depois do café, já os dois sentados na calçada a papear, a vizinha de lá da sua calçada, fez o seguinte comentário:

-- “Dona Dazina! o bolo de mandioca que a senhora fez hoje tava cheiroso pra chuchu! Eu fiquei de água na boca mulher!"

Meu avô olhou para minha avó e perguntou:

-- Porque você não me deu um pedacinho desse bolo tão cheiroso no café?

Pronto! O segredo da minha vó estava revelado. Ela não teve outra alternativa, contou tudo para o marido que por vingança exigiu um bolo igual só para ele.

Na hora de comê-lo dividiu com ela.

Do meu livro Palco da Vida

CONVITE:

Visitem meu canal no Youtube, clik Lelces Xavier. Lá tem muitos vídeos divertidos. Aguardo sua visita. Há, escreva-se nele. Abraço. Tem vídeos novos