FUGIR PELA TANGÊNCIA...

70216

Sábado, 6 de Abril de 2019

E um dia a ficha cai! Isso representa dizer que tudo se fez, ou se faz, real. Ou então descobriu-se as nuances que nos rodeava. Para o bem ou para o mal. Aí dependendo do modo como se vive. Se de forma útil ou não.

Tem-se a impressão de que a própria humanidade nunca gostaria de ver essa ficha cair. Seria bem melhor vê-la travada, presa em algum lugar para que nada se revelasse então. Mas há uma regra na vida que nunca deixa de se estabelecer: "não há mal que sempre dure e bem que nunca se acabe". E o inverso é também verdadeiro.

A realidade da vida chega a ser cruel. E se todos tomassem pé com isso, grande parte dessa mesma humanidade nem resistiria, bem como não continuaria viva. Quem disse que ela quer encarar e/ou enfrentar isso? De jeito nenhum.

Talvez por isso é que alguns escolham o traçado mais suave: as letras; as composições; os versos e as rimas. Tudo isso cola que é uma beleza. Numa linha de um poema e/ou uma música, até o falso vira verdade. É aquilo que alguns chamam de "dorar ou colorir a pílula. Aí tudo fica mais fácil.

Fazer o quê? A vida é assim mesmo. Suas nuances estão aí para serem vividas. E cada um que escolha seu jeito e modo. Também a direção e o caminho a seguir. Mesmo que lá ao final acabe caindo num precipício.

E nem custa nada lembrar de uma figura de linguagem muito conhecida e usada por tanta gente: o Eufemismo, que consiste em buscar suavizar certas situações, circunstâncias e modo de falar. Aí também mora o perigo.

De antemão é bom que todos saibam que as escolhas são de cada um. E seja qual o for o caminho e/ou o jeito escolhido de se viver, sempre esbarraremos em espinhos, despenhadeiros e que tais. O jeito é só um: aprender a se proteger. Mas nem sempre se conseguirá. Aí o resultado será aquele que desenhamos no início de tudo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/04/2019
Reeditado em 06/04/2019
Código do texto: T6616706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.