O SEMPRE INDEFINÍVEL MAR

Um certo alguém disse que "é doce morrer no mar... nas ondas verdes do mar..."

Pode ser... mas tenho minhas dúvidas... Sempre indefinível mar...

Osculos e amplexos,

Marcial

O SEMPRE INDEFINÍVEL MAR

Marcial Salaverry

Realmente é uma das grandes forças da Natureza, se não for a maior delas, e assim, por mais que se desenvolva a tecnologia, o mar sempre será um mistério para nós. Ainda não conseguimos decifrar todos os enigmas que ele nos apresenta.

Nem a Atlântida ainda foi encontrada. Não se pode afirmar com segurança se realmente existe esse Continente Perdido, ou se é mera lenda. Quem saberá dizer o que se esconde nas profundezas dos Oceanos, e o que se sabe, é que muitos navios ainda estão “desaparecidos”, sem que sequer se encontre rastro deles. Não só navios, mas aviões, helicópteros, e pessoas, quantas pessoas foram tragadas pelo mar, sem que jamais se tivesse notícia delas...

O fenômeno das marés também não é totalmente explicado. Haverá mesmo influência da lua? Exercerá realmente o mar influencia no nascimento de crianças?

O mar tem muito da natureza humana. Ora se apresenta calmo, tranquilo, com ondas lembrando um suave marolar, como uma mãe embalando seu filho, contudo quando enfurecido, varre tudo com enormes ondas, quando ocorre o fenômeno da ressaca, e mais forte ainda, quando surgem os temidos tsunamis, lembrando assim o lado belicoso das pessoas, sempre prontas para a guerra.

Contudo, algo no mar é imutável, e certamente é sua grande beleza. Em qualquer das manifestações, o mar sempre é um espetáculo grandioso que encanta os olhos mais empedernidos.

Seja na tranqüila beleza de seus momentos de calmaria, quando nossa vista não se cansa de admirar suas ondas, num suave ir e vir, que lembra doces momentos de amor.

Seja no enfurecer de uma ressaca, quando suas ondas jogam-se selvagemente, arrasando com tudo que encontrar pela frente, lembrando paixões ou ódios violentos.

Sempre, porém, um belo espetáculo, coroado pelo ponto máximo de atração, que é nascer e o por do sol, sempre deslumbrantes, isso sem falar no luar, que enleva corações românticos. Em uma praia deeserta, é algo que realmente emociona...

Como se não bastasse a beleza natural, como se não bastassem os mistérios que tanto encanto lhe empresta, o mar ainda nos brinda com o melhor de nossos alimentos. E ele não coloca dificuldades para que possamos nos servir. Basta-nos pescar, para que possamos saborear peixes deliciosos, e crustáceos e moluscos, enfim todo um menu à nossa disposição...

O mar apenas cobra tributo de quem não sabe respeitá-lo e não toma os devidos cuidados ao invadi-lo. Há que se saber respeitar o mar, para não ser engolido por ele, é preciso conhecer seus humores, se está calmo ou irado. Se está com fome, querendo engolir quem abusar, e quando está com fome, usa as temidas "correntes de retorno", arrastando quem não toma a devida precaução...

Quando o mar está enfezado, com as ondas um pouco mais fortes, os caiçaras costumam dizer que ele está “com fome de jacus”, ou seja, pessoas que não tomam os devidos cuidados, seja entrando no mar embriagadas, seja abusando das brincadeiras e deixando-se levar por ondas enganosas. O mar só causa problemas para quem não o respeita, e, para evitar esses perigos, basta respeitá-lo.

Desejando UM LINDO DIA, encerro com um pequeno poema sobre meu amigo MAR...

"MISTERIOS DO MAR

Marcial Salaverry

O mar tem mistérios insondáveis,

esconde segredos incontáveis...

Às suas ondas, segredos confiamos,

muitas vezes nelas depositamos

nossos desejos... nossas oferendas...

Queremos com essas prendas,

ver desejos realizados...

O sol, nascendo ou se pondo,

parece as ondas incendiar,

espetáculo para sempre se admirar...

Queremos sempre amar o mar...

devemos seus segredos desvendar,

ou a ele os nossos entregar...

O amor não se perde no mar,

quando estamos a amar,

as ondas não deixarão o amor fugir,

nem sequer se diluir..."

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 09/04/2019
Código do texto: T6619151
Classificação de conteúdo: seguro