O Pum na Missa

"Seo" Leopoldo era um velho. Quantos anos ele tinha? Na minha adolescência não consgui precisar a idade do velho. Mas era velho, muito velho. Contavam histórias das peripécias do "seo" Leopoldo. Diziam que era o campeão em pegadinhas, impuias e sacanagens em geral. Normalmente sem nenhuma conseqüencia maior que um grande constrangimento da vítima.

Todos na cidade conheciam o velho Leopoldo. Caminhava o dia inteiro, sem pressa, transportando seu corpo magro de um canto pra outro da cidade. Parando aqui e ali para um conversinha, levando recados e fazendo os outros largarem seus afazeres e caminharem para descobrir que os recados não passavam de simples trote.

Todos na cidade iam à missa aos domingos. Num domingo desses, a igreja lotada, "seo" Leopoldo estava em pé, no lado dos homens em meio a outros. A igreja tinha o lado dos homens e das muheres. No meio da missa ele resolve soltar seus gases. Fez um trejeito típico, destinado a disfarçar o volume da "arte". Mas foi infeliz. O pum foi pereitamente audível no silêncio entre uma reza e outra. O vizinho da frente, "seo" Jacó, muito mais gordo que Leopoldo, virou-se abruptamente olhando-o irritado. "Seo" Leopoldo, longe de se atrapalhar, bateu nos ombros de Jacó, dizendo:

- Não se preocupe. Isso também me acontece, às vezes!

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 21/09/2007
Código do texto: T661942
Classificação de conteúdo: seguro