O COTIDIANO DE CADA UM IV... Epílogo?!... 7h21min.

O clima era de expectativa e euforia, nas grandes cidades, monumentais comícios para as Diretas Já. Finalmente após 21 anos, os militares entregavam o poder, para alegrias de uns e tristezas de outros. No final ouve frustrações, o novo presidente seria escolhido pela Câmara Federal, e o candidato da “oposição”, Tancredo Neves, acabou sendo eleito, mas cruel foi o seu destino, adoeceu antes da posse e acabou falecendo, e seu vice Sarney assumiu o governo...

Para nós, independente de tudo isto a vida continuava, pois era preciso dar continuidade em nossas vidas, agora “sozinhos”, era preciso buscar capital de giro, vendemos nossa “relíquia” um Passat LC 1979, bem conservado e pouco rodado, alias foi comprado por um cliente nosso, até pagou sem “queixas” 20% a mais da tabela Quatro Rodas. Para fortalecer ainda mais a pequena empresa, um primo nosso entrou como sócio, colocando na empresa o mesmo valor do carro vendido...

Entretanto, tempos difíceis nos aguardavam, o governo Sarney, durante cinco anos, foi uma sucessão de crises na economia, tentou vários planos econômicos, mas que no final não deram certo, o setor industrial era penalizado, os nossos pedidos eram feitos, mas somente uma parte era atendido, as vendas caíram, em face desta instabilidade da economia, achamos por bem fazermos um acerto com o nosso sócio, para evitar danos maiores no futuro, demos a ele seis cheques, com a devida correção de sua participação, ao mesmo tempo acabamos adquirindo o Opala, 74 de sua propriedade que estava para nós emprestado...

É evidente que estes “reveses”, “enfraqueceram” a pequena empresa. Mas o fizemos por um dever de consciência. Medidas foram tomadas para diminuir as despesas, mudamos a firma, para o mesmo terreno de nossa residência, ampliamos e adaptamos a antiga garagem, um escritório, o setor do estoque, e no final do imóvel o setor expedição...

Sarney foi “embora”, Collor foi eleito, mas os entraves da economia prosseguiam. Para surpresa da maioria dos brasileiros, o mais jovem presidente do Brasil, tem o seu nome “vetado” pela Câmara, mas ele ao mesmo tempo renuncia. Seu vice assume, - Itamar Franco - grande parte do povo já estava sem esperança, mas, ele com uma competente equipe, elabora um novo plano econômico, que veio “luz” nos primeiros meses de 1994, através de um ex Senador, FEC, que se torna seu Ministro da Fazenda...

Nos primeiros meses, tudo era surpresa, pois apresentado a URV – Unidade Real de Valor – cujo para “espanto” dos brasileiros os preços de tudo subiam diariamente. Imagine ter um comercio nestas condições. As indústrias, nos davam 15 dias de prazo, em URV ficha, quanto a nos vendíamos aos nossos clientes com o prazo de uma semana...

Finalmente em 01 de julho de 1994, começou para valer novo plano econômico, o preço que até o dia anterior tinham subido teria que ser divididos por 2750. A nova moeda o Real, tinha paridade com o dólar, o salário mínimo, passou a valer 64 dólares. Finalmente novos tempos começaram, visto que era difícil vencer uma cultura inflacionária, “enraizada” na mente popular. Os estoques das empresas não tinham mais “correção”, as vendas caíram assustadoramente, pois ninguém comprava além do necessário, pois os preços se mantinham estabilizados...

Aumentou sobremaneira inadimplência, foi um período difícil para serem vencidas, muitas das pequenas empresas sucumbiram. Tivemos extremas dificuldades, em nos manter. Finalmente em 1998, as coisas pareciam terem voltado à normalidade, quando uma portaria do Governo Federal, - FHC – decretava que as distribuidoras não poderiam estar localizadas no mesmo terreno do proprietário da empresa, teríamos que nos mudar pagar aluguel e ainda contratar um farmacêutico, embora não fizemos qual tipo de manipulação e não vendêssemos produtos controlados...

Manda quem pode, obedece a quem de direito, no dia 28 de setembro emitimos nossa última nota fiscal, e encerramos nossas atividades, que na somaria deu mais de 30 anos. Não deu tempo para “descansar”, no mesmo mês começamos a divulgação das “Gotinhas da Saúde”, a convite do saudoso amigo, Professor Reinaldo Spitzner, que não deixou de ser um novo desafio, no qual estivemos labutando durante 19 anos...

Ao para dos interesses “materiais” nunca nos descuidamos dos espirituais, pois Jesus já nos alertara que são mais importantes os “tesouros dos céus” do que os da Terra...

Ficamos por aqui para não cansar os nossos prezados leitores (as) apenas desejando que este novo governo, realmente mude para melhor o nosso sofrido país, estes últimos anos do sistema republicano foi de avanços e retrocessos, de crises e mais crises, e quem mais sofre é a camada mais humilde da população; sei que muitos já estão “atirando” “pedras”, mas, acredito que é muito cedo, outros estiveram no poder por quase 16 anos, e atual completou apenas 100 dias. 8h26min.

Pedimos escusas por termos passado de uma folha. Curitiba, 12 de abril de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/04/2019
Código do texto: T6621595
Classificação de conteúdo: seguro