“DESIGUALDADES SOCIAIS”... 15h33min.

“Ele” *está sobre nossa mesa, incontáveis vezes já o folheamos, muito embora já façam 162 anos de sua primeira edição*, numa prova inequívoca que as Dimensões da Verdade jamais perdem a validade.

O nosso país vive na expectativa de reais mudanças, com destaque ao projeto do Ministro da Justiça Sergio Moro, visando Leis mais severas, no que tange a área da Justiça, e outro projeto: A Nova Previdência Social, ambos já estão no Congresso, mas por questões burocráticas “caminham” lentamente, pois o atual sistema é injusto, há os que ganham muito e a grande maioria quase nada...

Agora pouco consultando este livro, há o CAPÍTULO IX VIII – LEI DA IGUALDADE, que bem abrangente e muito elucidativo: Igualdade natural – Desigualdade das aptidões – Desigualdades sociais – Desigualdade das riquezas – Provas das riquezas e da miséria – Igualdade dos direito do homem e da mulher – Igualdade diante do túmulo. Inicia na página 314 e termina na página 320.

Vamos tão somente nos ater somente ao terceiro: Desigualdades sociais. Há a pergunta 806, em que o Codificador, – Allan Kardec * – questiona a Entidade Espiritual presente: A desigualdade das condições sociais é uma lei natural? – Não, ela é obra do homem e não de Deus. Kardec, não satisfeito, pergunta: Essa desigualdade desaparecerá um dia? – De eterno não há senão as leis de Deus. Cada dia, não a vedes diminuir um pouco? Essa desigualdade desaparecerá juntamente com predominância do orgulho e do egoísmo, e ficará senão a desigualdade de mérito. Um dia virá em que os membros da grande família de Deus não se avaliarão pelo sangue * mais ou menos puro, e isso não depende da posição social.

807- Que pensar daqueles que abusam da superioridade da sua posição social para oprimir o fraco, em seu proveito? – Estes merecem o anátema. Ai deles! Serão oprimidos ao seu turno, e renascerão numa existência em que sofrerão o tudo o que fizeram sofrer.

*O Livro dos Espíritos, cuja primeira edição foi em 18 de abril de 1857

*Pseudônimo do educar francês – 1804/1869 – Hippolyte Léon Denizard Rivail

Antecipamos em nossas singelas palavras, ao dia 18 de abril do corrente mês, em que esta monumental obra completará 162 anos, com 420 páginas com 1018 perguntas e resposta.

*Adendo nosso, naquela época, havia um mito que o sangue de um “nobre” era mais “puro” do que de um “plebeu”.

Fica o nosso convite, aos que não leram este livro, vale a pena ler ou reler, pois as Dimensões da Verdade jamais perdem a validade. 16h34min

Curitiba, 15 de abril de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/04/2019
Reeditado em 17/04/2019
Código do texto: T6624189
Classificação de conteúdo: seguro