Duas pra ir, duas pra voltar.

Já estava acordado desde às oito da manhã, organizava o quarto, enquanto algo estava sendo preparado para comer, o dia em si já tá programado. Como sempre ia trabalhar. Separou dois livros um de fantasia e outro de crônicas, ambos para leituras em momentos diferentes pois já estava acostumado com o tempo que ficaria sentado no ônibus, desde a ida e a volta.

Seu horário de saída era às onze, já tinha tomado banho, almoçado e escovado os dentes. Saia rumo a parada, nas suas costa a mochila, lotada. Seus olhos ainda meios fechados pois ainda não tinha percebido que o dia era de sol. E o sol realmente veio para esquentar toda a cidade. Aqueles que esperavam o sol para lavar roupas, este era o seu momento para aproveitar tal feito.

Encosta no muro, pensava em diversas coisas pois o ônibus sempre demora dentro de quinze a trinta minutos, seu trabalho era a tarde, do outro lado da cidade, pegava um ônibus quase vazio, e dava para ir sentado.

Vez ou outra pensava sobre as pessoas que trabalham de manhã, acordando as quatros horas para sair às cinco e chegar pontualmente às oitos horas no trabalho. O trânsito caótico.

Enquanto pensava, já tinha pego o ônibus, já tirara um dos livros para ler. Aproveitava esses momentos para isso. Já sabendo que passaria muito tempo sentado, pois passaria por dois terminais e pegando três ônibus, tanto na ida como na volta sendo duas horas para ir e duas horas para voltar.

O Transporte em si não é público, e ainda assim é escasso. Digo que não é público pois ainda pagamos para passar na catraca que era para ser livre. A cada trajeto os ruídos enquanto balança o ônibus, pessoas conversam, outras com fones de ouvidos enquanto respondem mensagem em seus celulares, e os vendedores ambulantes, que sempre sobem diariamente vendendo sua mercadoria desde bombons, xilitos, pipocas e até mesmo gel massageador, as bombonieres deve está se dando de bem com tudo isso. O mercado estava escasso e a atual conjuntura corta diversos empregos e continua a dificultar cada vez mais.

Durante o ônibus diversas vivências, desde o que já foi descrito, como também os que se esvai entre as escritas do livro, desde a fantasia ou a crônica pois já se encontra preparado para duas horas na ida e duas na volta.