DUETO A ERA DO ESPÍRITO E MARCIAL SALAVERRY

Por ser um tema sempre sujeito a controvérsias,

vamos bem pensar e analisar...

Ósculos e amplexos

Marcial

[DUETO]

Tema: ERRANTE

Publicado (Momento Espírita in solo) em 16/04/2014 - 08h19min

Atualizado em 16/04/2014 - 20h49min

MATERIALISTAS OU ESPIRITUALISTAS - Redação do Momento Espírita

O ENCONTRO DE DUAS ALMAS PREDESTINADAS - Marcial Salaverry

MATERIALISTAS OU ESPIRITUALISTAS

Redação do Momento Espírita

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=4097&stat=0

Materialismo, na definição do dicionário, é a doutrina que vê na matéria a realidade fundamental de todo o Universo.

Assim, para o materialista, nada na vida pode ser explicado a não ser a partir do prisma da vida material.

Para a doutrina materialista não há fundamentos na crença em Deus ou na imortalidade da alma, uma vez que a matéria deve explicar todos os fenômenos da vida.

Apenas afirma que a vida se encerra quando os fenômenos fisiológicos do corpo cessam.

Para os espiritualistas, em contrapartida, a vida explica-se a partir da crença em Deus e da existência da alma, assim como na sua sobrevivência após a morte.

O espiritualismo, em um sentido amplo, é a base de todas as religiões e da própria religiosidade.

Afinal, de uma forma ou de outra, todas as religiões e todas as doutrinas espiritualistas buscam a explicação da vida, na certeza da sua continuidade, após a morte do corpo físico.

E são inúmeros os países onde o espiritualismo é a crença majoritária de sua população.

Porém, por coerência, se nos dizemos espiritualistas, se cremos que a vida continua após o corpo físico concluir sua tarefa, há que se agir em conformidade com essa crença.

É necessário sermos espiritualistas quando a morte chega nos privando da convivência diária e nos apartando fisicamente de um ente querido.

Somos muitos os que nos desesperamos, como se tudo acabasse e nunca mais fôssemos nos encontrar.

Quantos, ao deparar-nos com a morte do nosso amor, nos revoltamos contra Deus ou questionamos seus desígnios?

Seria mais coerente apenas chorar de saudades, na certeza de que a vida não acaba e que o amor vence as distâncias e o tempo.

É necessário sermos espiritualistas quando tomamos nossas decisões profissionais, mantendo valores e dignidade e não nos vendendo por um tanto a mais de moedas.

Afinal, de que vale ter o bolso cheio e a consciência em conflito?

Logo mais, retornaremos à pátria espiritual. E nesse momento, a conta bancária aqui permanecerá, embora nossa consciência nos acompanhe aonde formos.

É necessário sermos espiritualistas ao educarmos nossos filhos, mostrando-lhes que o grande objetivo da vida é construirmos nossa felicidade, e não o possuirmos muito, o que, em grande parte das vezes, pouco significa.

Dessa forma, ao nos dizermos espiritualistas, tendo ou não uma religião, necessário se faz que sejamos também coerentes com nossas crenças.

Ser espiritualista é muito mais do que ter uma religião, seguir um credo ou repetir as externalidades dos cultos.

Na verdade, não ser materialista é ter a crença profunda, capaz de refletir em nossos valores e atos, de que sabemos plenamente que a vida em abundância não é esta que vemos, mas aquela que nos aguarda logo mais, após esta rápida passagem pelo planeta.

* * *

Pensemos: declarando-nos ou considerando-nos espiritualistas, estamos agindo de maneira diversa dos materialistas?

Quantas vezes, em nosso cotidiano, não estamos nos posicionando como quem não tem convicção da imortalidade do Espírito?

Pensemos a respeito e sigamos no mundo com a certeza de que a vida verdadeira se encontra para além da aduana da morte.

Redação do Momento Espírita.

Em 12.4.2014.

* * *

O ENCONTRO DE DUAS ALMAS PREDESTINADAS

Marcial Salaverry

Por vezes duas criaturas se encontram, e sentem uma atração inexplicável à primeira vista, ao primeiro olhar, ao primeiro toque, e ainda não entendem que pode ter sido um encontro marcado lá do outro lado, em outra época, quando o amor não foi possível, e onde suas almas pactuaram voltarem, encontrarem-se, quando então poderiam completar seu Destino, sua missão, e assim, quando as almas se encontram, o amor explode como um vulcão em plena erupção.

Este amor chega sem ter dia marcado ou momento marcado para acontecer, simplesmente chega, e se instala, criando uma verdadeira orgia de sentimentos alegres, que modificam todos os propósitos e conceitos até então firmados, modificando as existências, com a força do Destino.

O encontro de duas almas tem como foco principal, não a aparência física, mas a semelhança havidas entre elas, o que o Destino a elas reservou, o quando, o como e o porquê.

Certamente existem momentos de tristeza, por uma dúvida que machuca, que gostaria de saber porque não se encontraram antes, ainda mais quando o momento desse encontro acontece quando não é mais possível extravasar toda a plenitude do amor que trazem, quando não é mais possível viver a alegria de amar e querer compartilhar a vida com o outro. Enfim, como se sentem sem a possibilidade de realizar este amor em total plenitude, sentem uma saudade doida e doída uma da outra.

Uma saudade doída de algo vivido em outras vidas, saudade daquilo que poderia ter sido, mas que por alguma razão não o foi.

Reconhecem porém que não haverá retorno para suas pretensões, e mesmo estando distantes, entendem a alegria, a tristeza, o querer um do outro.

Estas almas falam além das palavras, e aliás, delas não precisam, pois se comunicam, se encontram, se amam pelo éter, pelo espaço sideral. São encontros etéricos.

Se o reencontro ocorrer no tempo certo, estas almas afins se entrelaçam e buscam a forma de juntas ficarem, num processo contínuo de reaproximação até a consumação do resgate daquilo que vieram cumprir.

Se diferente for, se o reencontro ocorre num espaço tempo diferente do que suas realidades possam permitir, ainda assim estas almas ficam marcadas, e nunca conseguirão se separar, mesmo que os corpos se separem, elas continuarão a se sentir, pois almas que assim se encontram não mais se sentirão sozinhas, pois reconhecerão a necessidade que tem uma da outra para toda a eternidade.

São almas que atravessam os tempos, as muitas passagens, buscando o resgate final de seu amor, até que em determinada passagem conseguem cumprir o resgate, tendo então seu descanso final, quando conseguem cumprir seu Destino e viver enfim, o AMOR, sempre numa feliz sequencia de ternos e eternos LINDOS DIAS...

Marcial Salaverry e A ERA DO ESPÍRITO
Enviado por Marcial Salaverry em 16/04/2019
Código do texto: T6624679
Classificação de conteúdo: seguro