O livro

Eu nunca fumei, nunca bebi, nunca gostei de jogo, no entanto sou inveterado pelo livro. Desde os meus dez anos, que o livro me acompanha e até hoje não me fez mal. O livro foi e é o meu melhor companheiro e mestre em tudo quanto quero aprender porque ele me ensina sem reclamar, sem cobrar demais e sem me ensinar o que não gosto de aprender, ou que pouca influência traz para minha vida artística. Quando quero conhecer algo sobre o mundo leio qualquer livro bom e passo a ter mais conhecimento de outros povos de outros costumes sem precisar viajar porque o livro me lava a qualquer lugar sem eu sair da minha querida Russas, terra que me viu nascer e crescer como poeta e ser humano. Eu tenho uns dois mil livros que na verdade são meus eternos companheiros, meus mestres intelectuais e minha única riqueza. Sou tão fanático por livros que quando vou a uma livraria compro um livro novo quando volto a casa já tenho o mesmo livro na minha estante. Comecei a ler com sete anos de idade incentivado pela minha saudosa tia que já está com Deus há quarenta anos. Sem o livro eu seria uma pessoa muito mais triste e talvez muito mais revoltada, contudo o livro me deixa mais feliz porque me ensina a realidade da vida e me leva a um mundo mais firme e sem muita tolice. O livro traz para gente uma sabedoria autentica e nos deixa a gente muito mais ancho e sem jamais pensar na desgraça deste mundo torpe. Em qualquer lugar que eu estiver não faltará um bom livro perto de mim, um bom romance, um compendio de crônicas ou outra qualquer matéria. Machado de Assis, sempre foi minha companhia assídua em todos momentos da minha vida como também Humberto de Campos com suas crônicas geniais, ou os romances fantásticos de Eça de Queiroz, e sobretudo a prosa genial de José Saramago. Todos estes livros fizeram e fazem o prazer da minha vida porque preenchem o meu sentimento estético. Quando eu partir desta vida para outra, levarei uma única saudade: a dos meus livros, meus eternos amigos que me levaram a um conhecimento puro. Eu devo aos livros tudo quanto sou na minha vida artística porque eles me tiraram do caminho errôneo e me mostraram um mundo mais legítimo.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 18/04/2019
Reeditado em 18/04/2019
Código do texto: T6626593
Classificação de conteúdo: seguro