Grande dor

Algumas pessoas afirmam com convicção que somente uma grande dor ou uma grande porrada nos faz ficar mais conscientes e humildes. Não concordo, mas anão discordo. Fico em cima do muro que nem os tucanos. Mas torcendo para esse argumento ser correto. Sim, conheço pessoas que ficaram mesmo mais maneiras e humildes depois de dores, sofrimentos, porradas. Mas, por outro lado, conheço algumas que ficaram ainda piores. Juro. Tudo bem, admito que sou apenas um filósofo de botequim,um caçador de ticacas, não manjo nadinha de filosofia, psicologia e nem ciência nenhuma, não tenho, portanto, condições e cultura para avaliar esse problema. Mas ele me incomoda. Incomoda porque dá certo com alguns e errado com outros.

Uma amiga minha, esta uma pessoa muito culta, professora universitária, muito sensata, me diz que não é bem assim, que as pessoas são diversas, não reagem da mesma forma, que não é um problema de matemática. Ela até cita uma frase de um pensador Nietzche (nunca li nada dele a não ser referência em livros): "Somente a grande dor é capaz de libertar inteiramente o espírito... Eu duvido que tal dor nos torne melhores, mas sei que isso nos faz mais profundos". Ora, se a dor torna as pessoas mais profundas elas ficariam melhores.Ela diz que não. Acha que a lama humana possui mistérios indecifráveis. Ela não se convence que há pessoas totalmente más.

Mas vou ficando por aqui, chocado com aqueles que sofrem uma grande dor e levam uma porrada e nem assim se corrigem. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/04/2019
Código do texto: T6629186
Classificação de conteúdo: seguro