VACINA ??? !!!

Aproveitei esta tarde de sábado,passei uma água de cheiro nas melenas e fui ao supermercado proximo de onde moro pra tomar a vacina contra a gripe.
[ Havia um plantão da secretaria da saúde atendendo aos sêres mais adentrados nos anos,tipo eu,à quem prefiro denominar um clássico! ]
Louve-se a delicadeza e eficiência no atendimento.
Dez para a equipe,ainda que a oposição,como sempre,desça o sarrafo em nosso prefeito que é tucano.
Em lá chegando (brega isso,né?),eis que reencontro um velho amigo de infância,de adolescência,de juventude,de...Sempre!
Falo de Adão Messias,o "Messias", para os mais chegados.Aquele que está sempre rindo,de bem com a vida,trazendo as "alvíssaras" para estes dias mais ou menos conturbados.
Conversa vai,conversa vem,graçinhas (de véio,ou melhor de clássicos),do tipo:"Só tomo vacina se ganhar pirulito ! Infamíssima,diga-se de passagem.
Aí começamos a relembrar o tempo das vacinas na escola primária.
[A nossa escola chamava-se:"Escola isolada do Irati Velho"]
Pode existir algo de mais melancólico,abandonado,quase sinistro ?
Apesar do nome,o convívio,a amizade e o carinho das professoras (quando não era dia de vacina,é claro)embassavam os maus presságios que o nome da escola sugeria.
Mais tarde passamos para a "Escola do Posto Agro Pecuário",que não tinha o "isolada" na denominação mas escondia-se atrás de uma mata densa,onde frutas silvestres,passarinhos e riachos ,dividiam espaço com uma suposta onça que alguém jurava visualizar vêz e outra.
[Onças à parte, adorávamos aquele trecho]
Em ambas éramos...V A C I N A D O S !
As mestras,muito boazinhas por sinal,no dia das famigeradas vacinas mantinham as salas herméticamente fechadas e só íamos saber da notícia quando uma enfermeira ou freira,geralmente gordas,mau humoradas e de óculos,quase derrubando a porta de entrada no chute, em voz alta faziam soar a "boa nova".
V A C I N A !!! TODOS EM FILA !!!
Pensem no escândalo,sala a dentro.Entre chiliques,choros e por vezes até mijos não controlados,procedia-se a impiedosa cutucação de agulhas.
[ O pior é que as ditas injeções eram doloridas mesmo! ]
Mais tétrico ainda era observar aquela fervura de agulhas,seringas e o escambau.(não usava-se seringas descartáveis)
Aquilo doía até no (...) dos enfileirados.
Quando alguém mais espertinho tentava escapar,era "grampeado "pela freira,pela professora,enfermeira ou,em último caso,pelo motorista com seus "gestos delicados" e remetido feito saco de batatas em uma carteira para aguardar no final da fila.
Quando encerrava-se a tarde dos horrores,éramos conduzidos ao pavilhão onde servia-se o lauto "leite dos estudantes".
Uma maravilha feita de soja ! Que nestes dias,a "prô",sim a professora,era ela quem preparava o leite,adicionava um pacote de Q Suco de morango para fazer jus à "magnitude " da data.
Não obstante os braços "dilacerados",tínhamos de ouvir a frase famosa:
-Fila para o leite crianças ! Hoje especial! Leite aromatizado com groselha,uma delícia !
Bom apetite !
A pouco,de volta pra casa,relembrava e ria sózinho feito um bobo.
Um ciclista passou por mim e percebi que foi me espiando.
Deve ter pensado:
Coitado do véio ! Pirô no trecho.


Joel  Gomes  Teixeira