BUSCANDO ENTENDER MELHOR A VIDA. E AS PESSOAS.

71.603

Terça-feira, 30 de Abril de 2019

Buscando melhorar o astral nesses dias atuais tão cheios de negatividades e desacertos, sigo numa linha mais consciente das coisas da vida, principalmente aquelas as quais pouca gente quer saber. Pelo menos é o que se pode denotar em virtude de tantas mazelas nesse nosso cotiano.

E na matéria anterior, onde faço citação sobre a Sabedoria Popular, não custa nada repetir que ela possui muitas nuances. E nem cairia na asneira de classificá-la como perfeitas porque em alguns poucos (raros) de seus enunciados, podemos verificar alguma imperfeição. Mas isso se explica pelo fato de que nem tudo na vida é perfeito.

Existe uma das afirmações que diz que "de escritor, médico e louco, cada um temos um pouco. E tem que se observar que o primeiro termo dessa afirmação pode ser substituído por outro, enquadrando-se naquilo que alguém desenvolva profissionalmente, como nas três situações apresentadas.

Mas essa citação já define e determina uma potencialdade num ser humano, definindo que tenhamos três delas, inatas, para enfrentarmos a vida de forma mais segura. Só cabe a cada um fazer uso de uma delas ou de todas as três.

Infelizmente sabemos que existem pessoas que possuem um bloqueio mental que as impedem de assim se exercitarem. Até se faz uma afirmação dizendo que "fulano não sabe nem apertar um parafuso". E todos nós, com certeza, conhecemos tal estereótipo.

Então, citemos Freud. Ele escolheu viver buscando descobrir e entender as dificuldades comportamentais do ser humano. E, claro, criou uma escola desse entendimento, tornando-se um norte para outros, então.

Mas haja mistérios e dificuldades a se desvendar. E parece que não há limites e nem fim para isso. E mesmo com a descoberta/criação de tanta coisa nova nesses últimos séculos - quiçá milênios - o ser humano ainda continua dando muita cabeçada vida afora.

E nesse mister de estudo mental/psicológico humano, as complexidades acabam por criar um verdadeiro paradoxo. Isto porque a formação profissional nessas últimas décadas, tem deixado muito a desejar. Então o nível e a qualidade do profissional não anda acompanhando as expectativas que se quer, conta e espera.

E não é nem raro supreender-se com a existência de profissional que causa mais problema do que solução nesse metiê, acabando por agravar a situação do cliente ao qual atende. E isso já anda causando espanto e preocupaçao ao meio. Mas isso está acontecendo em todas as áreas profissionais.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 30/04/2019
Reeditado em 30/04/2019
Código do texto: T6635631
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.