DIA 1º DE MAIO: FESTEJAR O QUÊ NESSE PAÍS?

71754

Quinta-feira, 2 de Maio de 2019

A efeméride comemorada ontem no Brasil e no mundo não chega a ser tão alvissareira em nosso país do que, talvez, em outras partes dele, principalmete nos Estados Unidos, Europa e parte da Ásia.

Aqui ainda estamos num nível mais baixo do que aquelas regiões. A qualidade profissional deixa a desejar, mesmo que alguns tentem escamotear a realidade do que aqui acontece.

Um dos fatores que atrapalham a nossa produção laboral são os excessivos feriados que existem no país, com o agravante dos tais de enforcamentos de dias, fazendo com que os feriados se alonguem e se estiquem.

Mas o estereótipo do brasileiro parece ajudar nesse processo de baixo rendimento. Já se discutiu bastante a esse respeito, sendo que o clima é um fator importante para quebrar a concentração no trabalho, onde se entra no serviço na Segunda-feira, pensando e planejando o que se fará na Sexta-feira ao final da semana.

E para azar de todos, o Partido dos Trabalhadores, PT, ao assumir o poder em 2003, tratou de quebrar uma série de situações, dizendo beneficiar essa classe, o que não passa de embuste, engodo e blefe, porque a situação só se complicou com essa gestão enganosa.

Uma das coisas que o PT implantou no país foi a tal de terceirização, mesmo quie desde os anos setenta ela já existisse no Japão, espalhando-se pela França a seguir.

Também estimulou o tal de empreendedorismo, fazendo com que muita gente se lançasse em situações de risco, dando com os burros n'água. E atualmente, o número de pessoas trabalhando avulso e sem vínculo trabalhista, chega a influir o orçamento e os cálculos da Previdência Social.

Mas grande parte dos trabalhadores nacionais não perceberam e nem percebem nada do que ocorreu nessas últimas duas décadas. E o resultado está aí para quem quiser ver.

Então, o dia de ontem não houve o que comemorar no país. E nem os trabalhadores tinham razão para tal e para tanto. Até pelo contrário. Mesmo que afirmem que o novo governo volte-se e seja responsável para uma outra desestruturação empregatícia no Brasil.

*Em tempos atrás desenvolvi uma equação que mesmo usando o supérfluo de palavras pode tentar explicar um dos graves problemas nacionais: o brasileiro ganha mal porque trabalha mal, ou trabalha mal por que ganha mal?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/05/2019
Código do texto: T6637281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.