HAJA ILEGALIDADES E CRIMES

72081

Terça-feira, 7 de Maio de 2019

Têm-se a impressão de que um fato passa desapercebido de muita gente: a ilegalidade. Que se pode estender pela criminalidade, haja vista que a coisa alcançou um patamar pra lá de assustador.

Sabe-se, por exemplo, que existem no país, correndo na Justiça, mais de cem milhões de processos. Isso são números exorbitantes, que talvez não seja acompanhado mundo afora nas demais nações do planeta.

As penitenciárias brasileiras já estão abarrotadas de presos, com superlotações, e a criminalidade aumenta dia após dia, sem que alguém tenha preocupação com isso. Mas nos interiores do país tudo anda bem parecido.

As grandes cidades, pelos portes que possuem, acumulam crimes acentuadamente. E perguntar-se-ia às autoridades de plantão onde isso irá parar. Também que respondam qual é o motivo de haver e existir tanto crime/bandido no país?

De certo modo, uma dessas respostas pode ser antecipada: a impunidade. Também sua fonte: a área pública, principalmente a política, onde estão alocados criminosos de todos os tipos e espécies. Formaria o princípio do "o exemplo vem de cima".

Mas cabem outras indagações. Estas dirigidas aos pais, que não souberam repassar para seus filhos, aquilo que receberam dos seus. E isso se aplica às gerações de pais cinquentões, sessentões e setentões, principalmente.

Digamos que, mesmo leigo, eu tenha uma tese: a de que esses pais dessas gerações citadas, criaram e criam seus filhos, de um jeito/modo/maneira que gostariam de terem sidos criados. Sem compromisso com nada, sem responsabilidade e, principalmente, sem respeito à nada e nem a ninguém, como ocorre há algumas décadas nesse nosso convívio.

Tudo hoje, como sabemos, é muito diferente do que ocorria há cinquenta anos ou mais. E hoje se acha tudo normal em termos de indecência, safadeza, tramoia, cambalacho, maracutaia e afins.

Mas a situação não se alterará. Nem agora e muito menos doravante. Apenas devemos ficar contentes no agora, porque no amanhã, tudo estará pior. Com certeza. É só deixar o tempo passar para ver.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 07/05/2019
Código do texto: T6641011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.