METAFORANDO EM RISCO

72.220

Quinta-feira, 9 de Maio de 2019

Na matéria de ontem, sob o nome "A CORRUPÇAO NO PAÍS ESTÁ DIMINUINDO: AS VERBAS PÚBLICAS ESTÃO SENDO CORTADAS. UFA!", arrisquei-me em usar uma metáfora com um processo de Osmose, ao dizer sobre a diminuição da corrupção em nosso país.

Todos sabem que essa situação é extremamente endêmica, quase sem solução, porque está tão arraigada em nosso meio que será difícil extirpa-la de nossas vidas. E, claro, parece que não me fiz entender da forma como queira.

A situação geral não nos é nada confortável. Mas o que se observa, é o comprometimento de muita gente nesse processo. E funcionando no modo da ação e da omissão. Por isso é que as dificuldades nas soluções tornam tal situação quase que sem conserto.

Isso tudo, junto e misturado, pode parecer um pensamento extremamente pessimista. Mas mesmo o sendo, também reflete a pura realidade do que vivemos em nosso cotidiano. Não há nenhuma circunstância em que estejamos, ou nos envolvamos, para não se perceber e/ou tomar conhecimento de subterfúgios comportamentais.

O interessante é ver como que um país nesse estágio ainda pode ter um dia a dia tranquilo, ou quase, como o que vivemos. Parece que toda essa coisa ruim faz parte do processo. E a população já convive com ele como se ele estivesse institucionalizado.

É óbvio que não é bem assim. Mas o contigente que é contra isso tudo o que está aí é bem menor do que os que estão do outro lado. E uma hora dessas, tudo pode mudar.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 09/05/2019
Reeditado em 09/05/2019
Código do texto: T6642729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.