PICADINHOS ROSEANOS - PARTE II

1-Tarde de domingo, consta que ele morreu em ligação telefônica interrompida.

2-No século XVI, declina a narrativa tradicional (narrador oral ante ouvinte único ou em grupo) e começa a se firmar o primeiro ROMANCE, novo gênero narrativo em livro - a 'novel' dos ingleses, 'novela' dos espanhóis - que passa a falar do mundo moderno e das coisas novas, daí 'nov... ela': a vida contemporânea urbana, a classe que ascendia ao poder, a burguesia. No século XIX, romance como instrumento do espírito burguês...

3---GRANDE SERTÃO: VEREDAS - Personagem RIOBALDO é o herói-narrador, na volta ao narrador tradicional, agora um capiau mineiro, em relação 'estranha' com DIADORIM. Romance, personagem num desgarramento do sentido, contando sua vida, repassando-a, refletindo desde a raiz, o que dará sentido à estória. Não apenas o encontro com Diadorim porque há uma sucessão de vários encontros: mundo romanesco. Riobaldo, ainda menino, vive na fazenda do seu padrinho, primeiro contato com a vida aventurosa das armas (que vai ser o seu destino) através das estórias contadas pelo padrinho, sujeito um pouco falastrão, contador de 'causos' e estórias de jagunços, o menino tendo assim contato com o imaginário romanesco. Madrugada, e surgem na Fazenda São Gregório os próprios jagunços: Hermógenes e Joca Ramiro, presença viva do mundo de heróis, Vem um jagunço poeta, Siruiz, que canta uma "toada muito estranha", a "Canção de Siruiz", onde aparece uma moça virgem, figura misteriosa. Madrugada de maio. Aí ele canta a estória de um encontro, também misterioso, como todas as baladas (poemas narrativos épico-líricos, gênero híbrido, mesclado, sempre com um encontro fatal), para Riobaldo o encontro com a poesia lírica, a imaginação romanesca da jagunçagem e o mundo das armas. A partir dali, ele vai ser poeta e imaginário guerreiro. O mistério cifrado na cantiga é o encontro com a moça virgem, desvendado somente ao fim do livro - o combatente REINALDO, na verdade uma mulher... que morre no combate decisivo com o demoníaco Hermógenes, "no meio da rua, o diabo solto no meio da rua o diabo solto no redemoinho". Ela morre no meio do arraial do Paredão, e a revelação do corpo é a revelação do desencontro total da vida de Riobaldo agora de forma decisiva e irremediável. Beleza inalcançável, fim trágico do romance. Todo romance moderno é a busca, em travessia, de um sentido impossível. O livro é um labirinto, uma estória de aprendizado, uma longa travessia e nela se aprende que não temos a resposta para as questões essenciais neste mundo em desacerto. "Viver é muito perigoso!" // Para levar à tevê este clássico da literatura brasileira, a equipe da minissérie empreendeu um grande esforço de produção - cerca de 300 profissionais viajaram para o pequeno lugarejo de Paredão de Minas, no sertão de Minas Gerais, e durante 90 dias gravaram as cenas dos 25 capítulos da adaptação do livro. Potagonistas RIOBALDO e seu melhor amigo desde a adolescência, REINALDO/DIADORIM. Trabalhando como secretário de Zé Bebelo, representante das tropas federais, Riobaldo decide mudar de lado e lutar junto aos jagunços quando reencontra Diadorim após longo período separados. Íntegro, inteligente e habilidoso, o personagem é o elo entre as estórias paralelas da trama e sua trajetória uma espécie de panorama do sertão brasileiro. Riobaldo jura vingança a Hermógenes, que acaba traindo e assassinando o chefe do bando, Joca Ramiro, chegando a ficar perturbado com os laços tão fortes que os unem e a amizade cujas características sugerem amor - não sabe que o companheiro de verdade é MARIA DEODORINA, moça que esconde sua feminilidade pois não deseja o destino infeliz reservado às mulheres do interior: viver sempre à margem, sem a possibilidade de lutar por seus ideais ou valores. Riobaldo só descobre tudo no fim, quando "ele" é morto no combate com Hermógemes, A cena em que ele lava o corpo nu de Diadorina é forte e cheia de lirismo.

4-ARACY GUIMARÃES ROSA, viúva de JOÃO GUIMARÃES ROSA, fez surpreendente declaração em seu depoimento ao documentário "Os nomes de Rosa" (GNT) - para ela, Diadorim, personagem central de "Grande sertão: veredas", era, de fato, um homem, intenção do autor abordar uma relação homossexual. --- Rio, jornal O GLOBO, 30/11/97. // Esta heroína paraense, Ariana de 9 de abril, completou 100 anos de vida em 1918 e dois dias antes do aniversário foi homenageada pelo Centro de História e Cultura Judaica - salvou mais de 100 judeus alemães durante o Holocausto, quando ocupava cargo na seção de passaportes sem a identificação de judeu, obrigatória pelas leis nazistas, e escoltava seus protegidos até a saída por navio. --- Rio, jornal O GLOBO, 9/4/18.

----------------------------------

LEIAM meus trabalhos 'Gotas' do mar mineiro de J. G. Rosa --- Sertão em toda parte --- Voltando a J. G. Rosa.

NOTA DO AUTOR:

Minissérie - TV Globo, 25 capítulos, 1985.

FONTES:

"Guimarães Rosa", de David Arrigucci - SP, boletim LEIA, ano X, n.109, nov./1987 // "Nostalgia" - Rio, jornal O GLOBO, 4/9/2011.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/05/2019
Código do texto: T6652141
Classificação de conteúdo: seguro