VELOZES E AUDACIOSOS

A morte de um dos mais populares pilotos de Fórmula 1 da história, Ayrton Senna, em 1994, deletou a emoção dos domingos de boa parte dos brasileiros. Ele protagonizou feitos memoráveis nas pistas de todos os autódromos por onde passou, dificultando a existência de seus adversários regada a doses cavalares de audácia, habilidade e profissionalismo.

Outra pérola da F1, nosso Nelson Piquet era magnífico na pilotagem, trouxe-nos igualmente muitos títulos e emoção, mas seu temperamento excessivamente intempestivo não poupava ninguém, dentro ou fora das pistas.

E tanto quanto Nelson Piquet, torna-se quase impossível não destacar a excelência de Emerson Fittipaldi, que na década de 70 foi o mais espetacular piloto de sua safra, e o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1. Seria inadmissível não menciona-lo no púlpito dos mega-pilotos da categoria dos super carros.

Dos que vieram depois, podemos citar o competente Felipe Massa, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 2008 pela Ferrari. Proporcionou a todos nós grandes emoções até o ano de 2017, quando encerrou sua carreira.

E nos cast de pilotos tupiniquins consta também nosso célebre Rubinho Barichello, que aguçou inúmeras vezes nossa esperança de vê-lo banhando de champanhe seus colegas de pódio... mas foi pulverizado pelo tempo e pela mídia, sendo reconhecido mais por sua longevidade na carreira do que pelos feitos nas pistas, que louve-se, não foram poucos.

Mr. Lauda - o grande Niki Lauda - único piloto campeão mundial pela Ferrari e McLaren, o austríaco Niki Lauda morreu aos 70 anos, em 20 de maio de 2019. Certamente deixará muitas saudades no universo da F1.

Por fim, outro ícone das pistas e da velocidade, o alemão Michael Schumacher, lamentavelmente vitimado por um trágico acidente de esqui, que o tirou das pistas do mundo, em 2013.

Mas não nos prendamos ao passado assim. Haverá ainda muitos Niki Laudas, Ayrton Sennas e Michael Schumachers mundo afora... e muitos outros campeonatos a serem vencidos. E podem apostar que o britânico Lewis Hamilton e seus habilíssimos adversários mais próximos, também acreditam nisso.