AS FORMIGAS NO AÇUCAREIRO

As formigas estavam dentro do açucareiro que por sua vez estava dentro de uma tigela com água. A tigela servia para impedir o acesso das formigas, mas como só percebi depois que elas já estavam lá dentro e por não ser nada fácil tirar formigas de um açucareiro sem perder o açúcar coloquei a tigela na esperança que elas de alguma forma saíssem ou que pelo menos não entrassem mais. Como era de se esperar elas não saíram.

Fiquei observando-as e imaginando o que elas pensavam de tal situação, logicamente partindo do pressuposto que formiga pense. Eu acho que elas pensam, não como nós seres humanos pensamos, mas de uma maneira muito mais determinada e objetiva que lhe garantem a sobrevivência. Elas pensam. Fiquei pensando no que elas pensavam. Muito pensamento num paragrafo só. É de se pensar. . .

Estavam ilhadas no meio daquilo que sempre desejaram: Açúcar.

Veja a ironia dos seus pequenos destinos. Rodeadas na abundância do que era, até então, o propósito de suas vidas, daquilo que seus pensamentos, determinados e objetivos sempre perseguiram, o alimento para sua prole. Agora estavam prestes a morrer em meio a fartura. Nessas horas nem é bom pensar.

Assim como na fábula do rei Midas que pediu a Baco, deus do vinho e todo poderoso, que lhe desse o dom de transformar em ouro tudo aquilo que tocasse e que acabou sendo sua maldição, pois em nada mais podia tocar. Perdeu-se em meio daquilo que mais desejou.

Não meus amigos, não vou filosofar sobre o excesso de empenho que temos para alcançar de forma desmedida o sucesso e logo após frustrarmo-nos com ele, não vou aconselhar a todos para refletirem com cuidado o que querem para suas vidas sob o risco de se perderem em busca daquilo que poderá levar-lhes a ruína, nem discorrer sobre o resultado da ganância desenfreada pela conquista de bens materiais que se observados com os olhos frios da razão não nos farão falta alguma.

Apenas escrevo, neste dia chuvoso em que poucas coisas nos sobram fazer, a não ser observar a natureza e aprender com seus movimentos mais simples.