A DOR ALHEIA NÃO DÓI EM NÓS

74303

Sábado, 8 de Junho de 2019

Um estudo ao qual frequentei por quase seis anos, e já fiz tal citação aqui neste espaço por mais de uma vez, que prendeu-me por lá por aquele tempo pela profundidade analítica que possui a respeito da natureza humana, mas afastei-me de lá em função da limitação que deram àquele trabalho, que pensava ser útil, até mesmo, à própria humanidade. No entanto, o responsável que está lá há mais de quarenta anos, incumbiu-se de limitar o espraiamento do mesmo, o que é triste.

Imaginem se todos os humanos se conhecessem em sua profunda essência? Sabendo e descobrindo seu potencial e seu limite, respectivamente? Uma das primeiras coisas que faria seria respeitar a tudo e a todos.

Esse estudo eu até nem seria leviano em afirmá-lo perfeito. Mas devido ao seu conteúdo profundo e específico, ajudaria, sim, à toda humanidade. Só que ele ficou parado lá atrás, sem dar prosseguimento em sua própria evolução, haja vista que o mundo e a vida não param. Esta última, sim, com a morte de um ser. Mas as religiões afirmam o contrário. Deixemos as controvérsias à parte.

O estudo tem base espírita e científica. E segue tanto a religião quanto a ciência porque existem dois profissionais, ambos médicos, que são os responsáveis por esse trabalho. Um deles foi um médico-psiquiatra-professor, David Fink, que serviu de base científica para o desenvolvimento da parte espiritual. O outro, o que montou a fraternidade e desenvolveu o espalhamento desses conhecimentos foi Dr. Joaquim Fernandes dos Santos, aproveitando os estudos do primeiro.

A classificação mental/espiritual da humanidade está sintetizada numa Escada Evolutiva de Jacó, em nove degraus. E cada um deles define o nível da espiritualidade de cada um de nós, bem como o início e o fim dessa escala, onde partem do princípio da reencarnação humana. E ela mostra especificamente cada aptidão profissional de cada um de nós nessa vida.

Já foi dito que a humanidade parece pender sempre para o mal, que também pode ser considerado como mau. Não faz lá muita diferença porque o que é feito de ruim nessa vida não é pouca coisa não.

Daí que formei uma tese: a pseudo inteligência humana. Sim, o ser humano não é inteligente. E defini isso apenas por cinco ações que comete, dentre muitas outras, é claro: bebe, fuma, joga, gasta mais do que ganha e tem amante. E essa afirmação já se repete em minhas assertivas por outras vezes, também.

Com todo o avanço tecnológico que alcançou, a humanidade já deveria estar num patamar muito mais avançado do que se encontra, porque ela não chegou a acompanhar tal avanço, bem como tal progresso.

E uma das situações que podem corroborar essa falta de inteligência, digamos, consiste na destruição do planeta Terra, bem como da própria raça humana nesse planeta. É, neste caso, um paradoxo absoluto.

Mas paralelamente a isso, temos a individualização da humanidade, onde o ato maior de cada um de nós está na egocentricidade, também na egoisticidade, pedindo desculpa pelo uso de um neologismo circunstancial.

Sim, o ser humano age quase sempre de uma forma egoística, visando beneficiar-se isoladamente em detrimento dos demais. E isso observa-se em todos os níveis comportamentais humanos, com raríssimas exceções.

Talvez aí esteja o xis da questão. Enquanto permanecer e perdurar tais ações e comportamentos, a existência humana na Terra será sempre complicada. E, provavelmente, não se resolverão muitas das situações que se nos apresentam em nossas vidas e em nossos cotidianos.

Nem se precisa ir muito longe para percebermos as distorções que nos cercam. Nesses tempos modernos quase todos aplicam subterfúgios em suas ações, fazendo manobras que, quase sempre, causam danos ou prejuízos ao próximo.

Diria que a globalização homologou esse estágio de coisas. As multinacionais são como polvos de tentáculos indeterminados. Não se consegue detê-las nem evitá-las. E elas fazem o que querem mundo afora, aumentado seus poderes e suas fortunas a cada dia que passa.

E com a tecnologia avançada, o ser humano foi colocado praticamente de lado ou em situação inferior a elas. Talvez seja isso que tenha transformado o mundo para um aspecto pior, onde a omissão quase se equipara às ações nefastas que se perpetram em nosso dia a dia.

Outro aspecto a ser observado é a frieza humana. Já não dá valor nem à própria vida. A indiferença ao semelhante provoca e promove situações tristes, onde a dor alheia não dói em nós. E isso é pra lá de preocupante.

Por fim, é fundamental que o humano entenda, assimile e absorva que tudo de mal/mau que faça ao seu semelhante, será automaticamente recíproco a ele. Isso é uma lei transcendental. Podem acreditar!

*Aproveitando o ensejo, informo que a partir da segunda quinta-feira do próximo mês de Julho de 2019, a fraternidade reiniciará o Curso de Evolução Mental e Espiritual. Seu endereço é Rua Barão de Ubá, 154/156 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro-RJ. Ela se denomina Fraternidade Deus em Ti.

Para aqueles que lidam com comportamento humano, esse estudo fornece quesitos profundos desse assunto. As aulas são às Quintas-Feiras, em dois horários: às 17 e às 20 horas. E é inteiramente grátis.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/06/2019
Reeditado em 08/06/2019
Código do texto: T6667868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.