“Democracia em Vertigem”

A cineasta Petra Costa, com seu olhar vital, descreve de forma revolucionária como o “povo” assistiu a ascensão e aniquilação das estruturas sociopolíticas da nação Brasil. Petra entrelaçou poesia e fatos, apresentando um Brasil dos bastidores, trazendo a história dos vencidos, dos “bestializados” diante dos processos.

As memórias pessoais de Petra conectam com as histórias de homens e mulheres que acreditam no Brasil para todos os brasileiros, rompendo com a polarização, com a corrupção, com o abuso de poder, com os golpes.

Em poemas e versos, a descrição de um Brasil de dentro para fora, uma versão sem estereótipos, uma narrativa que bulira o etnocentrismo e exila a bestialização.

Somos filhos de Arabutã, descendentes de índios, nossa mãe é a natureza, a nossa essência brilha diante do sol do novo mundo. As revoluções condensam a nossa história, quantos homens exilados pela ditadura, múltiplos segredos abafados pela Revolução de 30, a morte de inúmeros pensadores pela negligência sociocultural.

“Democracia em Vertigem” é um grito de esperança em meio às crises. É o desejo individual de Petra ganhando voz na coletividade de uma nação que objetiva viver a dignidade.

Não é o fim! Tudo é assustador... Petra apresenta o nosso Brasil e suas rachaduras profundas, fruto da corrupção e da traição. É triste, entretanto, o drama de Petra é também o nosso drama, mergulhar na sua história é uma oportunidade para compreendermos os acontecimentos.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 16/06/2019
Reeditado em 22/06/2019
Código do texto: T6674209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.