Grande Otelo

“1915—1992

Um dos maiores atores do teatro e do cinema brasileiros. Sebastião Prata decidiu o que seria ser aos oito anos, quando viu o filme “Garoto” de Chaplin. E foi essa profissão dos nove aos 78 anos, quando morreu de ataque cardíaco, em Paris.

Em 1924 ele saiu da sua cidade, Uberlândia Minas Gerais, com a companhia Negra de Revistas, e foi para São Paulo. O empresário Jardel Jércolis (pai do ator Jardel Filho) descobriu o “ Pratinha” em São Paulo e o levou para o Rio Janeiro, com 17 anos, foi Jércolis quem lhe deu o apelido de Grande Otelo, com qual fez sucesso no teatro de Revistas. Aos 21 anos Otelo, o empresário Carlos Machado “Rei da Noite”, levou Otelo para o Cassino da Urca. Lá ele trabalhou ao lado de Carmen Miranda, linda e Dircinha Batista, entre outros astros. E conheceu Oscarito. Foi na Urca que Orson willes o reconheceu seu talento natural, contratou-o para trabalhar no filme li s alltrue “1942’, inacabado, virou sucesso Cult. Com Oscarito formou a dupla cômica que faria a partir de 1945, alguns dos maiores sucesso do cinema brasileiro com as comédias; Este Mundo é um pandeiro, Carnaval no Fogo, Aviso Aos Navegantes, Matar ou Correr, Como ator dramático teve excelentes interpretações nos filmes Moleque Tião , Amei um Bicheiro e Rio Zona Norte. Um dos seus papéis mais famosos foi de Macunaima de Pedro de Andrade.

No teatro ele mesmo destacava seu papel de Sancho Pança em o homem de lá Mancha ao lado de Paulo Autran.

Foi parceiro de Herivelto Martins no belo samba Praça onze. Artista intuitivo formado pelo contato direto com a plateia . Costumava dizer: “ Não faço parte da cultura brasileira. Eu sou a cultura brasileira!...”

OBSERVAÇÂO: Assisti o Filme “ Assalto Ao Trem Pagador” 10 vezes, o personagem CACHAÇA, interpretado por Grande Otelo, é qualquer coisa fora de série.

Grande Otelo é um personagem dos “Que fizeram o Século 20.”

Lair Estanislau Alves.