UM MURO

75.345

Rio de Janeiro, Sábado, 22 de Junho de 2019

Alguém, ou muitos, já disseram que esse nosso mundo, no caso a vida, deu uma ou mais cambalhotas. Virou de cabeça para baixo ou de ponta à cabeça, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o bem sabem.

É tanto absurdo que se vê, lê, ouve e vive, não necessariamente nessa ordem, que o lado emocional e psicológico de muitos já se perdeu, desnorteou-se, descentrou-se, ou seja lá o modo que queiramos dizer que tudo degringolou de vez. E para sempre, com certeza.

Ouvir rádio, ver televisão, ler jornal e, agora, navegar na internet, está mais para tortura e sofrimento do que outra coisa. E absurdo um atrás do outro e aos montes. Tudo o que era e valia antes já não mais. E se formos enumerar esse 'tudo' aqui neste espaço, não caberá e, por certo, tomará todo o tempo de quem estiver lendo tal assertiva.

Mas o interessante é que parece que poucas pessoas se dão conta de tanto absurdo e barbaridade. Talvez o cérebro tenha um dispositivo qualquer que proteja aquelas que não possuem tal percepção. E ainda bem que seja assim, se não o perigo aumentaria. Em tudo e em todos.

Os costumes, os conceitos, as leis e seus afins, que tenha relação com normalidade e correção, digamos, mudaram radicalmente. O ser humano parece ter optado para a desregração. O mundo e a vida transformaram-se naquilo que alguns denominavam de ZONA. Sim, aquele lugar onde não havia rigor com coisa nenhuma, a não ser com a sacanagem e com a putaria. Mas que havia uma lei que só valia ali, restritivamente.

E nesses últimos dias tivemos um exemplo de tanta safadeza. O Ministro Moro ser sabatinado/interrogado/inquirido por alguns criminosos. Um deles o Renan Calheiros. Fora outros, claro. E mais uma vez citarei aqui uma situação que já o fiz por várias vezes: o Lula, em 1993, falou em alto e bom som que "no Congresso Nacional existia uns trezentos picaretas".

E ainda existem pessoas que esperam que esse país vá para a frente. Do jeito que a coisa está indo para a frente, em breve ficará mais fácil copiar a ideia do Presidente Trump, americano, que quer construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Então, deveria ser construído um muro ao redor de todo o Brasil, bem alto, criando uma penitenciária nacional absoluta, de tanta gente envolvida com crimes. Com uma diferença: uns por atos e outros por omissão. O que, ao final, dá no mesmo.

*Em tempo: estou treinando e me exercitando num exercício de figuração literária.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/06/2019
Código do texto: T6678784
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.