D e s l i z e s

Concordo que o tempo apaga muita coisa, cicatriza feridas, aplaca ódios, reduz ímpetos de grossura, acomoda as pessoas, enfim, faz com que fiquem mais ternas e tolerantes. Há exceções, As que pioram e a idade acentua a porção maldade. Mas são minoria.

Mas o temo, o senhor da razão coo dizia o apóstolo Paulo, não consegue apagar e nem faz esquecer pequenas (?) vergonhas, atos que praticamos e depois nos envergonhamos deles. Nossas farrapadas, nossos deslizes, pisadas na bola, aqueles detalhes inesquecíveis, as miudezas e baixarias que sempre lembramos envergonhados. São cisa miúdas que incomodam paca, ações aqueles atos qe sabemos ser culpados, ações fora da curva.

Sim, o que fizemos e fazemos de positivo e a vida que levamos sem máculas podem até ser encaradas como um tipo de redenção que poderia sepultar os deslizes cometidos. Realmente o saldo é positivo, muito positivo, superavit mesmo. Tem mais: os deslizes podem nao er sido graves e foram há long long time esquecidos e perdoados pelos atingidos. Mas nos não esquecemos. Esse o nosso castigo, principalmente quando cometemos o pecado da omissão, mesmo de leve.

Mas compensa ter o sentimento da vergonha, reconhecer os deslizes, não esquecê-los, acho que devemos nos rejubilar pelo nao esquecimento. É uma prova que temos capacidade de nos envergonhar. Isso é positivo. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/06/2019
Código do texto: T6679509
Classificação de conteúdo: seguro