SOBRAL PINTO

Brasileiro-- !893---1991- Advogado.

Heráclito Fontoura Sobral Pinto, foi advogado das vítimas das ditaduras de Getúlio Vargas e dos militares de !964, o defensor da liberdade e da legalidade. Em 1931, já se opunha a Vargas, pedindo eleições na sua coluna da Revista, A Ordem. Em 1936, foi designado pela Ordem dos Advogados do Brasil (AOB) para defender Luiz Carlos Prestes e Harry Berger, líderes da revolta de 1935.Apesar de católico, tornou-se amigo de Prestes. Em 1942, foi proibido pela sensura de assinar artigos na imprensa. Com a redemocratização em 1945, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi legalizado,mas, em 1947 havia novas ameaças contra os comunistas. Sobral Pinto avisou Prestes que havia ordem de prisão contra ele quando o registro do PCB foi cassado. Em 1955, em defesa da legalidade preveniu o General Lott do golpe que se armava contra a posse do presidente eleito Juscelino Kubtschek de Oliveira. Lott deu um golpe contra o golpe. Afastou o presidente em exercício e garantiu a posse de JK. Após o Golpe Militar de 1964, advertiu Castelo Branco de que sua candidatura à presidência era ilegal. Foi um dos primeiros a chamar de ditadura o regime militar, imposto na época. Com a decretação do ato Institucional N” 5, tornou-se o defensor dos presos políticos,sem cobrar honorários. Caracterizou como legítima a luta dos presos que eram apresentados como terroristas e contestou todos atos autoritários do governo militar. Sobral um dos arautos da anistia ampla e da redemocratização do país.

Sobra Pinto foi um personagem dos “ Que fizeram o Século 20.” Sobral Pinto, tem o epíteto de “O homem que não tinha preço.)

Não sou biografo, mas apenas acentuou personalidades que admiro.

Lair Estanislau Alves.