São João do Carneirinho

Sou um homem à antiga, saí do interior mas nunca abandonei minhas raízes. Quando chega o São João, as festas juninas, fico melancólico e meio triste. Motivo: mudaram as festas juninas, perderam, não são as mesmas, agora inventaram, pasmem, um São João Multicultural, tocam mais musicas modernas do que as músicas tradicionais, até as quadrilhas não têm mais os matutinhos e as matutinhas, mas holandeses, alemães, americanos... O vaqueiro virou caubói. Um absurdo. O cantor principal do São João numa das cidades da Região foi Anita. Pode? Pode porque o São João foi vítima do modismo absurdo.

Fico com minhas saudades do São João com a bandinha tradicional, sanfona, zabumba e triângulo, com o forró de latada, com as fogueiras, fogos tipo caradura, estrelinhas, pistola, traques, chumbino... E o São João que para a gente não era o santo libertário, o João Batista, mas aquele meninho segurando um carneinho, o São João do Carnerinho. Fico com as minhas saudades, comprei algumas pamonhas, um bolo de ilho e um prato de canjica, todos alterados, sem o gosto das comidas de milho do assado. É muito triste. Viva o São João do Carnerinho. "Olha ro ceu meu amor, vê como ele tá lindo...". Saudade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/06/2019
Código do texto: T6680264
Classificação de conteúdo: seguro