CASA DAS ROSAS

Avenida Paulista, 37 – São Paulo/capital é o endereço do casarão que talvez seja a construção mais imponente, bela e bem conservada do Estado e que, ainda, não foi demolida para dar lugar ao “progresso”.

Durante 51 anos serviu como residência para a família do engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo, hoje tombada pelo patrimônio estadual, abriga o Espaço Haroldo de Campos com dedicação à cultura da língua onde são realizadas oficinas de criação, crítica literária, poesia, cursos de formação, debates, etc.

Atualmente há exposição de cordéis editados em Portugal.

Como a maioria das construções de pessoas abastadas na primeira metade do século XX, a Casa das Rosas é uma mistura de estilos arquitetônicos europeus com elementos neoclássico, art nouveau, art déco e neocolonial com muito mármore italiano, cristais e vidros belgas, louças e encanamentos de cobre franceses tudo com muito requinte e bom gosto, simbolizando o vigor econômico financeiro dos seus proprietários.

A última restauração deixou à mostra parte das pinturas originais, em vários pontos dos cômodos, para que o visitante tenha noção da grandiosidade dos ambientes e das técnicas utilizadas pelos artistas que os decoraram.

Os jardins no entorno do prédio justificam o nome pela quantidade e variedade de rosas, praticamente, todas em plena floração tornando o passeio entre os canteiros num exercício de contemplação pela raridade e beleza.