Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ELA É EDUCADA , LIMPA, PRENDADA .ATÉ TRABALHOU EM CASA DE FAMÍLIA

Foi assim que a velha apresentou-me a menina. Franzina, não teria sequer dezessete anos. A velha , que vim a saber ser a avó , oferecia  os serviços da neta , como se fosse um cafetão elencando os predicados da moça, ou mesmo um vendedor de escravos.Foi assim que me senti  enquanto ouvia a velha falando.

“Um moço novo”. Esta bem, não assim tão moço, tem de encontrar uma empregada para lavar, passar, preparar a comida. Esta menina parece franzina, mas é boa no serviço. Cuida bem da casa. Mas veja lá seu moço, a menina ainda é donzela e esperamos que continue assim.

De toda aquela falação uma frase me ficou gravada. “Até trabalhou em casa de família”. Sempre achei estranha esta frase, como se fosse uma forma antiquada de escravidão. Como se na casa da menina não houvesse família. Talvez fosse aquela idéia de que casa de família era aquele em que pai e mãe fossem casados segundo as leis da igreja e perante o juiz de paz. Ou então porque morassem em casas de papelão ou pedaços de madeira; bem diferente das casas de madame.

Ouvi calmamente todas as recriminações e recomendações que a velha ia falando, enquanto sua neta parecia ir lentamente desaparecendo.

Devo estar ficando cético ou insensível, o fato é que não recrimino nada disto. Mesmo porque andamos pelas ruas praticamente trombando com pessoas que mais parecem seres inanimados, simples cores locais, e o que iria recriminar na fala da velha que parecia querer simplesmente o melhor para a sua neta.

Coube a mim, desta forma, ficar com a pequena que “é educada, limpa, prendada”. Até trabalhou em casa de família.


MARIO ORTMAN FERREIRA FILHO
GROTIUS
grotius
Enviado por grotius em 25/09/2007
Código do texto: T668307

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
grotius
Santo André - São Paulo - Brasil, 62 anos
444 textos (16830 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/17 14:06)