Movimento pela volta da discriminação da mulher nas igrejas batistas

Movimento pela volta da discriminação da mulher nas igrejas batistas

Edvar Gimenes de Oliveira

Fiz, nessa manhã, no meu momento devocional, uma releitura completa da carta aos Gálatas. Fiz porque ando incomodado. Ando incomodado com o fortalecimento do legalismo patriarcal no meio batista. Esse fortalecimento se dá de maneira sutil, como fermento, visando levedar toda a massa.

A aparência é atraente. Diria, "diabolicamente" atraente. Como o diabo usou a "palavra" para tentar Jesus no deserto, esse movimento também está usando a "palavra".

A pretexto de "ensinar" pastores a pregarem a "palavra", pasmem, proibem mulheres de participarem desses "cursos" e, pior do que isso e decorrente disso, já há pastor ensinando que mulher não pode ensinar a "palavra" numa sala, num templo, se houver homem na platéia.

Irmãs, em 1917, portanto há 102 anos, uma amazonense chamada Josefa da Silva veio ao Recife para estudar a Bíblia. Ao chegar, surpreendeu-se porque mulheres não podiam estudar, nem no STBNB, nem no Colégio Americano Batista.

Ela foi acolhida pelo casal Taylor e, a partir daí, foi organizada a primeira escola feminina do Brasil para estudo da Bíblia, hoje conhecida como Seminário de Educação Cristã - SEC (Sec Casa Formosa) mantida pela UFMBB.

Ninguém discute a bênção que as ex-alunas do SEC têm sido na obra missionária no Brasil e no exterior. Ninguém discute a bênção que ex-alunas do SEC têm sido na caminhada ministerial de muitos pastores, como suas esposas, atuando, inclusive, no ensino da "palavra".

Por isso, angustia-me o silêncio das mulheres e de pastores, quando sabemos que, sob nossos narizes, sob o teto de nossos templos, até mesmo dentro de nossas escolas de educação teológico-ministerial, um retrocesso de mais de um século está sendo fomentado e fermentado, objetivando colocar as mulheres sob o legalismo da era de Moisés e não sob a graça do ministério de Jesus.

Reli a história de Josefa da Silva e também a carta de Paulo aos Gálatas e como o apóstolo digo: "“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.” (Gálatas‬ ‭1:6-7‬)

Mulheres e homens, por favor, estudemos a Carta aos Gálatas para nos defendermos dessa questão que está sendo "levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.” (Gálatas‬ ‭2:4).

É hora de começarmos a nos perguntar com veemência como Paulo: "Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?” (Gálatas‬ ‭4:9)

Perguntemos-nos a nós mesmos: “Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? TAL PERSUASÃO NÃO PROVÉM DAQUELE QUE OS CHAMA. “Um pouco de fermento leveda toda a massa.” Estou convencido no Senhor de que vocês não pensarão de nenhum outro modo. Aquele que os perturba, seja quem for, sofrerá a condenação.” (Gálatas‬ ‭5:7-10‬)

Pensemos no que Paulo ensinou. “Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a Lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês.

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra e também sobre o Israel de Deus. Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus. Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém.” (Gálatas‬ ‭6:12-18‬)

Está na hora de bradarmos com veemência. Moisés nunca mais. "Cristo é a única esperança". "Só Jesus Cristo Salva". "Jesus Transforma". "Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” (Gálatas‬ ‭3:26-28‬)

@blogdoedvar